ACP-BP

Pub

Novo Audi SQ2 é estrela entre os SUV compactos

| Revista ACP

O novo membro da família Q2 é apelativo, conta com 300 cv de potência e tecnologia de última geração.

Audi SQ2_1920

O Audi SQ2 que combina um design cativante com uma condução desportiva destaca-se ainda pela a sua potência de 300 cv que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima. Equipado com os mais avançados sistemas de assistência à condução e infoentretenimento, chega ao mercado nacional com um preço a partir de 59.410 euros.

No modo “dynamic” do Audi drive select, o motor tem uma resposta ainda mais direta, acompanhada pela redução do tempo de passagem de caixa da transmissão S tronic com dupla embraiagem.

O SQ2 possui transmissão integral, como é tradição nos modelos S do portefólio da Audi. A combinação de índices de tração elevados resulta num comportamento dinâmico entusiasmante. O sistema possui embraiagem multidiscos atuada hidraulicamente como elemento central. A distribuição de binário entre os dois eixos é feita de forma contínua. Quando uma das rodas do eixo dianteiro perde tração, esta embraiagem consegue transferir até 100% do binário para as rodas do eixo traseiro, num compasso de poucos milissegundos.

O Audi Q2 já é um SUV com um caráter muito distinto. A arquitetura em forma de cunha e a linha precisa da carroçaria, o corte poligonal no flanco lateral e a lâmina no pilar C conferem-lhe uma aparência inconfundível. A marca oferece dois pacotes exteriores alternativos para este modelo. Com o pacote negro, a grelha Singleframe, as grelhas das entradas de ar e o difusor possuem um acabamento em preto brilhante. O pacote SQ2 também contém capas dos espelhos retrovisores, laminas dos pilares C e saídas de escape em preto. O spoiler do tejadilho tem um contorno especial e logotipos quattro adornam as portas.

O design interior retoma as linhas progressivas do exterior e utiliza cores e materiais para definir os pormenores desportivos. O forro do tejadilho, pilares e estofos dos bancos são propostos, de série, em preto. As inserções decorativas no painel de instrumentos são em alumínio escovado mate. As coberturas dos pedais e apoio para os pés em aço inoxidável. A iluminada soleira da porta destaca à frente o logotipo S.

Os mostradores do painel de instrumentos são cinzentos e as agulhas brancas. O ecrã MMI e o mostrador no painel de instrumentos ou no Audi virtual cockpit mostram as especificações iniciais para os modelos S quando a ignição é ligada.

O opcional Audi virtual cockpit substitui o sistema de informações do condutor, que controla o painel de instrumentos totalmente digital através de botões no volante. O ecrã de 12,3 polegadas oferece três visualizações diferentes, incluindo uma que coloca o conta rotações em posição central. A informação mais importante é também visível num head-up display opcional.

A tecnologia de assistência ao condutor do Audi SQ2 são topo de gama, agrupando sistemas opcionais mais populares e inclui o cruise control adaptativo com função stop & go e o traffic jam assist que além do sensor de radar também usa câmara frontal. Em velocidades até 65 km/h em estrada, pode ajudar na direção, aceleração e travagem.

scroll up