ACP-BP

Pub

Dacia renova o ponta de lança da gama

| Revista ACP

O novo Duster traz mais argumentos face à forte concorrência que existe no segmento dos SUV.

Dacia Duster_abertura

Os SUV estão na moda e assim vão continuar, durante mais alguns anos. As inúmeras propostas vão aliciando um mercado que já admitiu as suas preferências por este tipo de automóveis, mas na hora de abrir as portas à realidade, ou seja, fazer contas aos orçamentos familiares, aí surge uma muito honesta proposta chamada Dacia Duster. Um pequeno, mas irreverente SUV, que abre as portas à aventura, mas também a uma peculiar forma de colocar a família na moda.

Com um ar robusto, agora reafirmado com os mais recentes toques estilísticos, que se estendem até a um habitáculo mais atual, com incremento da qualidade dos materiais e essencialmente de equipamentos tecnológicos, o Duster está transformado e adaptado aos novos tempos, embora mantenha a silhueta e o estatuto que atraiu atenções à escala mundial e o transformou num verdadeiro sucesso comercial, tal como aconteceu em Portugal desde o seu lançamento em 2010, registando cerca de 7.500 unidades vendidas.

Agora as novas vestes do Dacia Duster transformam o SUV do Grupo Renault num carro mais moderno, sem que tenha sido beliscada a sua imagem. Esta nova geração foi produzida à medida de Portugal, ou melhor, à medida da taxação das portagens nacionais. Com efeito, com o objetivo de ser taxado como Classe 1 nas portagens, todos os Duster (4X2) produzidos para Portugal vão integrar um amortecedor específico, com um apoio da mola rebaixado em 20 milímetros. As molas vão variar em função dos pesos das diferentes motorizações e níveis de equipamento, com o objetivo de assegurar sempre o mesmo nível de conforto e de comportamento dinâmico. Entretanto a versão 4x4 será taxada como Classe 2.

Os detalhes interiores do novo Duster e o equipamento mais rico e sofisticado marcam uma evidente evolução, bem como o comportamento em estrada, onde o conforto na condução é evidente, e a segurança está agora apoiada nas mais recentes tecnologias. Mas o espírito aventureiro do SUV da Dacia é inegável, não só pelo seu visual, mas também pelos desempenhos comprovados em estrada, e até fora dela, onde o 4x4 se mostra capaz de comportamentos bastante ousados e eficazes.

O Novo Duster está disponível com uma completa gama de motores. A oferta a gasolina contempla o motor TCe 125 (apenas nas versões 4X2), associado a uma caixa manual de seis velocidades. O bloco SCe 115 (também para versões 4X2) estará disponível posteriormente, com uma oferta Gasolina-GPL. Quanto ao Diesel, o motor dCi 110 está disponível nas versões 4X2 e 4X4, e sempre associado a uma caixa de comando manual de 6 velocidades. A partir do dia 29 de junho, o novo Duster está disponível a partir de 14.900€, beneficiando da garantia contratual de 3 anos ou 100.000 km.

scroll up