Aston Martin apresenta edição especial Vantage Legacy

|AUTOCLUBE

São três modelos que comemoram um dos períodos de maior sucesso na história da marca também na competição.

Aston-Martin-840

O trio de Legacy Vantages, baseado no carro de estrada V8 Vantage lançado em 2005, é uma edição especial composta por um V8 Vantage GTE, um V12 Vantage GT3 e um Vantage GT4, que recordam um dos períodos de maior sucesso na história da competição da marca. Entre 2009 e 2018, a Aston Martin conquistou duas vitórias na classe 24 Horas de Le Mans (em 2014 e 2017) e sete títulos do Campeonato Mundial de Resistência da FIA, bem como vários títulos de campeonatos internacionais de carros desportivos no GT britânico, GT World Challange (Europa) e European Le Mans Series.

O Vantage GT4 foi o primeiro modelo de competição criado em torno da arquitetura da era VH, que fez a sua estreia em 2009 e, no final de 2018. A Aston Martin Racing produziu 107 exemplares vencedores em diversas corridas e campeonatos internacionais em todo o mundo. Muitos desses carros ainda continuam a competir. O modelo comemorativo nesta edição especial é o 108º.

O V12 Vantage GT3 seguiu o GT4 três anos depois, fazendo sua estreia em 2012 e tornou-se o carro dominante no campeonato GT britânico ao conquistar títulos em 2013, 2015, 2016 e 2018, provando o seu nível de competitividade até ser substituído pelo novo Vantage em 2019. Ao longo de sete anos, até o final de 2017, foram construídos 46 carros.

O V8 Vantage GTE fez sua estreia com a equipa de trabalho da Aston Martin Racing em 2012 em Sebring. Liderou o regresso da Aston Martin às corridas baseadas em produção, após três anos competindo na classe LMP1. O V8 Vantage GTE conquistou a sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Enduro da FIA em Xangai, no outubro daquele ano de estreia.

Apenas seis V8 Vantage GTEs foram construídos originalmente, com o carro a competir pela última vez na classe GTE Am em Le Mans em 2018. Durante este tempo, tornou-se o carro de maior sucesso no Campeonato Mundial de Enduro da FIA, ganhando sete títulos e dois Vitórias na classe de Le Mans, incluindo um famoso triunfo na última volta em 2017. O GTE desta coleção é o sétimo e último carro a ser construído com o chassi número 007.

scroll up