Vitória dominadora de Verstappen a fechar a época

|AUTOCLUBE

Max Verstappen foi dono e senhor do último Grande Prémio do ano vencendo em Abu Dahbi à frente da dupla da Mercedes.

Verstappen

Max Verstappen acabou com o domínio que Mercedes exercia em Abu Dahbi desde 2014 com pole positon e vitória em todas as corridas disputadas desde então no circuito de Yas Marina.

Depois de ter conquistado a pole no sábado, o piloto da Red Bull não deixou os créditos por mãos alheias e entrou ao ataque neste domingo para fechar a mais conturbada época de Fórmula 1 de que há memória com um triunfo dominador sob as luzes artificiais do traçado de Abu Dahbi.

Verstappen terminou a prova com um confortável vantagem de 15 segundos sobre Valtteri Bottas, enquanto o sete vezes Campeão do Mundo de F1 Lewis Halmiton, já recuperado depois de ter contraído Covid-19, fechou o pódio numa prova onde a Mercedes não encontrou os argumentos necessários para fechar o ano com mais um triunfo.

No quarto lugar, a pouco mais de um segundo do britânico e quase a 20 da frente, terminou o companheiro de equipa de Verstappen, Alexander Albon.

Quem também esteve em muito bom plano foi a dupla da McLaren, com Lando Norris a fechar a lista dos cinco primeiros seguido do colega de equipa Carlos Sainz. Um resultado que permitiu à formação concluir a época com o terceiro lugar na tabela de Construtores depois de superar a Racing Point. Um desfecho que também se ficou a dever à desistência do vencedor da corrida da semana passada, Sergio Perez, com suspeita de problemas na transmissão ao cabo de 10 voltas. Contudo, o resultado pode ainda vir a sofrer alterações já que Sainz vai ser investigado por ter rodado desnecessariamente devagar no pit lane.

O sétimo posto ficou a cargo de Daniel Riccardo naquela que foi a sua última prova com a Renault. Pierre Gasly (AlphaTauri), Esteba Ocon (Renault) e Lance Stroll (Racing Point) completaram o Top 10.

scroll up