ACP-BP

Pub

Rosberg vence no Japão e Mercedes conquista título

| Revista ACP

A vitória de Rosberg em Suzuka deu o campeonato de construtores à Mercedes e deixou o germânico mais perto do título.

Rosberg vence no Japão

Vindo da pole position, Nico Rosberg (Mercedes) acabou por garantir o triunfo quando o colega de equipa Lewis Hamilton cometeu um erro e perdeu muito tempo na largada, caindo da segunda posição da grelha para oitavo.

Com Rosberg a isolar-se facilmente na frente, Max Verstappen (Red Bull) saltou para segundo, mas Daniel Ricciardo (Red Bull) via-se superado por Sergio Perez (Force India) e Sebastian Vettel (Ferrari) quando tentava superar Hamilton. Mais atrás Nico Hulkenberg (Force India) era sexto, à frente de Kimi Raikkonen (Ferrari), que foi penalizado em cinco posições na grelha de partida pela troca da caixa de velocidades.

Vettel não tardou depois a impor-se a Perez, enquanto Raikkonen superou o outro piloto da Force India à sexta volta e Hamilton na seguinte. Mas o momento mais importante na corrida do ainda Campeão do Mundo surgiu aquando da sua primeira paragem nas boxes, na 13ª volta. O britânico passou Raikkonen e Perez enquanto estes eram travados em pista pelo Renault de Jolyon Palmer.

A partir deste momento Hamilton foi atrás de Rosberg, Verstappen e Vettel e reduziu os 12,9s que tinha de atraso na 26ª volta, para 4,2s na 33ª, quando fez a segunda paragem nas boxes. A Ferrari respondeu de imediato com a entrada de Vettle uma volta mais tarde, mas a Mercedes levou a melhor a garantiu o mais baixo do pódio.

O britânico ainda tentou a segunda posição no final da penúltima volta, mostrando-se pelo interior da chicana, mas teve de abortar a manobra quando Verstappen fechou a porta, o que lhe permitiu assegurar o segundo posto.

A dupla da Ferrari, Vettel e Raikkonen, acabou por garantir os quarto e quinto postos, respectivamente, enquanto Ricciardo, Perez, Hulkenberg, Felipe Massa (Williamsn) e Valtteri Bottas (Williamsn) completaram o Top 10.

Com este resultado Rosberg soma agora 313 pontos contra os 280 do colega de equipa, uma diferença que significa que o germânico necessita apenas de três segundos lugares e um terceiro para conquistar a sua primeira coroa de Campeão, mesmo que Hamilton vença as quatro corridas que ainda faltam disputar.

scroll up