ACP-BP

Pub

Maserati Mexico comemora 55 anos

| Revista ACP

Considerado um dos mais belos modelos de gran turismo, o Mexico é uma referência em luxo e qualidade para a marca do tridente.

Maserati-Mexico-900

Apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Paris em 1966, o Maserati Mexico foi desde logo considerado como um dos melhores exemplos de automóveis GT italianos. Tratava-se de um elegante coupé do tipo 2+2 ao mais puro estilo da Maserati e com um potente “coração desportivo”, pois sob o seu capot estava montada a versão de estrada do motor de competição derivado do 450 S. Foi o terceiro modelo da Maserati a fazer uso desta motorização, depois do Quattroporte e do 5000 GT.

Consta que o seu nome deve-se ao facto de um importante cliente mexicano ter adquirido em 1961 um 5000 GT Allemano, que tinha pertencido ao presidente daquele país da América do Sul, Adolfo López Mateos, levando-o para Modena para ser reparado na sequência de um acidente.

Quando da visita à fábrica da Viale Ciro Menotti, o cliente ficou, ao que parece, tão impressionado com o protótipo desenhado pela Vignale, que insistiu por todos os meios em adquiri-lo, ao ponto de a carroçaria acabar por ser transferida para o chassis do seu 5000 GT. Esta série de coincidências, segundo consta, levou à escolha do nome “Mexico” para o futuro modelo.

Equipado com um V8 de 4,2 litros e 260 cv, para uma velocidade máxima de 240 km/h, e com um V8 de 4,7 litros e 290 cv, capaz de atingir uma velocidade máxima de 255 km/h, o Maserati Mexico impressionou tanto pelo estilo como pelo equipamento, que incluía – de série – bancos em pele, vidros elétricos, painel frontal em madeira, ar condicionado e discos de travão dianteiros servo-assistidos. A caixa automática, a direção assistida e o rádio estavam disponíveis como opção. O interior era descrito como “um salão ao estilo italiano”, expressão da identidade italiana e da manufatura típica da Maserati, que é como uma sua marca registada. Passados 55 anos, este modelo continua a representar a excelência, o design e a performance presentes em todos os carros da marca do tridente.

scroll up