Jaguar e-Type faz 60 anos

|AUTOCLUBE

Corria o ano de 1961 quando o mundo conheceu um dos desportivos mais elegantes de sempre.

jaguar-e-type-840

Foi no Salão de Genebra em março de 1961 que a Jaguar apresentou e-Type, um desportivo que viria a marcar essa década e não só. Ainda hoje é visto como um dos desportivos mais elegantes de sempre. Além da beleza das suas linhas, o novo Jaguar destacou-se desde logo pelas excelentes prestações a um preço aceitável, já que modelos similares na época custavam muito mais.

Isso explica o facto de um “automóvel de capricho” ter sido um êxito de vendas numa altura em que certamente não existiam tantos milionários como nos anos seguintes – foram comercializadas cerca de 80 mil unidades, uma cifra recorde para a época.

Com uma carroçaria muito estilizada e um generoso capot que albergava um motor de seis cilindros com dupla árvore de cames à cabeça, o mesmo que equipava a família XK da marca, considerado um dos melhores do mundo capaz de garantir sensacionais prestações e fiabilidade, o Jaguar e-Type orgulhava-se de apresentar 265 cv de potência.

Ao longo de 14 anos o e-Type foi sofrendo sucessivas evoluções tanto ao nível estético como mecânico. Uma das mais significativas foi a versão 2+2 que chegou em 1966 com novas carroçaria e motorização. O modelo com que o Jaguar e-Type abriu portas a novos clientes que queriam ter a possibilidade de transportar a família a bordo deste desportivo.

De entre as várias versões destinadas à competição, talvez as mais emblemática sejam as Lightweight, sem esquecer a versão Low Drag com um perfil mais aerodinâmico, cujo projecto foi ressuscitado recentemente.

Evoluções à parte, o original Jaguar e-Type de 1961 é por muitos considerado um dos modelos ao nível da arte sobre rodas com a própria marca a voltar a fabricar a maioria das suas peças para garantir a imortalidade deste automóvel nascido há 60 anos.

Existe ainda um forte empenho da Jaguar na possibilidade de electrificar o e-Type assegurando que o histórico modelo continue a poder rolar nas estradas do futuro. Será o Jaguar e-Type elterico o herdeiro de uma história tão rica? Também preparadores como a Eagle reconhecem a importância deste desportivo britânico na história automóvel, sendo a prova disso o Jaguar e-Type Eagle.

scroll up