Concept da Lexus mostra como vão ser os futuros carros da marca

|AUTOCLUBE

O primeiro Lexus eletrificado promete fornecer uma incomparável satisfação e uma nova realização ao condutor, em relação ao automóvel tradicional.

Lexus-LF30-840

O Lexus LF-30 representa a visão da marca para a próxima geração dos seus veículos eletrificados. Apresentado no Salão de Tóquio, o conceito “Lexus Electrified” baseia-se na experiência obtida durante o desenvolvimento das tecnologias aplicadas na gama de híbridos, que combinam motor elétrico e gasolina, incluindo gestão de bateria, módulos de controlo de energia e motores elétricos.

A marca planeia apresentar o seu primeiro 100% elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle) em novembro de 2019 – estendendo a resposta às necessidades de várias regiões do mundo, incluindo o desenvolvimento de híbridos (HEV - Hybrid Electric Vehicles), veículos plug-in (PHEV - Plug-in Hybrid Electric Vehicles), BEVe veículos a pilha de combustível movidos a hidrogénio (FCEV - Fuel Cell Electric Vehicles).

Seguir-se-á a expansão da gama de veículos eletrificados com o lançamento do primeiro Lexus PHEV e uma nova plataforma BEV dedicada, no início da próxima década. Até 2025, a Lexus vai contar com versões eletrificadas de todos os seus modelos.

O concept eletrificado LF-30 exibe um design futurista e no seu interior, integra a condução autónoma e outras tecnologias de ponta de forma, sem perder a identidade Lexus, criando um espaço que permite ao condutor concentrar-se na condução enquanto controla várias funções, como o sistema de navegação e áudio, e a seleção do modo de condução, sem precisar de desviar o olhar ou operar interruptores manuais.

Como indicação da imagem futura de um cockpit, o LF-30 Electrified emprega interfaces de última geração, como controlo de gestos e apresentação aprimorada de informações do veículo via AR (realidade aumentada).

Para além do design exclusivo, o interior também reflecte o luxo da próxima geração, através da utilização de materiais sustentáveis que reduzem o impacto ambiental. O Yakisugi (cedro carbonizado), material tradicional japonês, é utilizado no piso e no controlo da direção, e o metal reciclado é processado em fibras para criar o acabamento da porta plissada. Uma abordagem que expressa a distinção e o espírito inovador da Lexus.

Como BEV de próxima geração, o LF-30 recorre a tecnologia de carregamento sem fios para simplificar o carregamento diário e a gestão de energia baseada em IA, permitindo a distribuição ideal de energia elétrica entre o veículo e a casa, através do controlo de carregamento coordenado através da programação diária do utilizador.

O LF-30 Electrified traz também o 'Lexus Airporter', veículo de suporte à tecnologia de drones. Utilizando o controlo autónomo, o Lexus Airporter consegue executar tarefas como transportar bagagem de maneira independente, da porta de casa para a área de bagagem do veículo. Com base no mais recente conceito de tecnologia de condução autónoma 'Lexus Teammate', o LF-30 Electrified apresenta funções avançadas de suporte à condução como o modo Chauffeur e o modo Guardian.

scroll up