Porsche quer produzir baterias que carregam em 15 minutos

|AUTOCLUBE

As novas baterias podem vir a estender-se a outras marcas do Grupo Volkswagen, como a Audi ou Lamborghini.

Baterias-Porsche-900

Através de uma joint-venture com a empresa alemã Customcells, a Porsche prepara-se para criar baterias capazes de serem recarregadas em 15 minutos. Menos tempo do que atualmente leva a carregar uma bateria de um Porcher Taycan - cerca de 22,5 minutos num posto de carga rápido de 800V com uma potência máxima de 270 kW, para um carregamento de 80%.

Com esta parceria entre a marca de Estugarda e aquele fabricante de baterias, a Porsche pretende melhorar ainda mais o desempenho das baterias para os seus automóveis, com maior densidade, menor tempo de carregamento e redução na utilização de matérias-primas, de modo a diminuir os custos de produção das baterias.

Oliver Blume, Diretor Executivo da marca alemã admite que as novas baterias que vão equipar os modelos Porsche possam depois vir a ser utilizadas em outros modelos do Grupo Volkswagen, como a Audi ou a Lamborghini.

A produção das novas baterias vai representar um investimento de várias dezenas de milhões de euros, num projeto que conta com o apoio do governo federal alemão e do estado alemão de Baden-Württemberg, que vão investir cerca de 60 milhões de euros.

A Porsche vai ainda assegurar que a nova fábrica, localizada nos arredores de Estugarda, produza anualmente 100 Megawatt-hora (MWh), um valor suficiente para produzir células para as baterias de 1.000 automóveis desportivos totalmente elétricos.

scroll up