ACP-BP

Pub

Idade média dos veículos ligeiros em Portugal subiu para 13,2 anos

| Revista ACP

Dados revelam que 63% dos 5,3 milhões de ligeiros de passageiros em Portugal tem mais de 10 anos. Com mais de 20 anos são 22,6%.

vendas-veiculos-1

Se uma elevada carga fiscal e um baixo poder de compra já são elementos suficientes para tornar Portugal um mercado propenso a adquirir carros de baixa cilindrada e a deixar envelhecer o seu parque automóvel, nada pior que um ano inédito de pandemia e confinamento para agravar esse panorama: em 2020 a idade média dos veículos ligeiros de passageiros a circular em Portugal aumentou para os 13,2 anos. Em 2019, a idade média do parque automóvel ligeiro era de 12,8 anos

Estes dados, divulgados pela ACAP, revelam que atualmente existem em Portugal 5,3 milhões de veículos ligeiros de passageiros e que a maior parte tem mais de 10 anos. Ao todo, 6 em cada 10 carros daquela categoria circulam nas estradas e ruas de Portugal há pelo menos uma década, num total de 3,3 milhões de unidades. Quando comparado com 2019, esta percentagem subiu de 60% para 63%.

A faixa de idades que mais carros concentra em Portugal, nos dados agora divulgados, é a faixa de "Mais de 20 anos", que tem registados quase 1,2 milhões de veículos, ou seja, 22,6%. 

Registe-se, como curiosidade, que o ano de 2020 foi muito bom para o segmento dos automóveis de luxo, com alguns recordes de vendas batidos.  

scroll up