Maioria dos portugueses optaria por um carro elétrico, mas não tem condições para a sua aquisição

| Revista ACP

Num dia dedicado à mobilidade elétrica e com várias iniciativas, o ACP apresentou as principais conclusões de um estudo pioneiro “Mobilidade Elétrica em Portugal”.

acp-eletric

Num estudo à população geral em que foram entrevistadas cerca de 1,550 pessoas através do sistema CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing, concluiu-se que a penetração dos veículos elétricos entre os portugueses é de 2,2%. Sobretudo homens, os mais velhos, da região Centro e de classe alta. Os restantes mantêm-se fiéis a carros com outros sistemas de combustão. Apesar da maioria conduzir regularmente o seu automóvel (78%) e de não ter dúvidas em gostar de trocá-lo por outro com uma fonte de energia mais amiga do ambiente, o preço e a autonomia ou a ausência dela, são os principais entraves para que o façam. A realidade nos parques automóveis onde os combustíveis verdes ainda têm pouco impacto, também reforça esta realidade.

Dos condutores com veículos elétricos e que participaram no estudo, quase metade (43%) assume dificuldades em encontrar lugares para carregar o carro e dois em cinco destes condutores, afirma que é difícil carregá-los em casa.

Na possibilidade da compra de um carro elétrico, a maioria optaria por um de marca tradicional, enquanto 24% optaria por uma marca nova. Grande parte dos mesmos inquiridos reconhecem que é mais barato circular com um veículo elétrico do que num movido a combustão.

Na apresentação do estudo, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal realçou outros fatores importantes que ressalvam das principais conclusões como a “liberdade de escolha do consumidor. Sintéticos, elétricos ou hidrogénios, todos podem vir a ter lugar e existem posições distintas na defesa de cada solução. Além da liberdade, o determinante é que as escolhas de cada um venham a estar em consonância com o que a sociedade e os tempos exigem.” 

Lançamento ‘ACP Electric’

Este momento contou ainda com o lançamento do Grande Prémio, ‘ACP Elétrico do Ano’ e a amostra da aplicação móvel inovadora, ‘ACP Electric.’ Uma APP que através da confirmação e sincronização do automóvel próprio, recolhe a informação de forma personalizada. Apoios como a localização, simulações, comparação de postos e dos seus preços, a disponibilidade e o tipo de carregadores são o que a torna verdadeiramente distintiva.

Levar os elétricos às pessoas

Foi ainda a partir das principais conclusões do estudo que o Automóvel Club de Portugal reuniu durante o dia todo cerca de 25 dos modelos elétricos mais relevantes e dos representantes das diferentes marcas em frente à sua sede. A grande maioria das pessoas que não teve oportunidade de experimentar um veículo movido a eletricidade, pôde fazê-lo no dia de hoje e conduzi-lo à volta das ruas mais próximas.

“Achávamos que estava em falta democratizar o acesso a este tipo de mobilidade e dá-nos o maior gosto proporcionar isso mesmo aos sócios do clube e a todos os outros que foram passando por cá e experimentando um dos carros elétricos ao longo do dia, referiu ainda, Carlos Barbosa, Presidente do ACP.

scroll up