42,9% da rede ciclável de Braga apresenta risco elevado para os ciclistas

| Revista ACP

Avaliação recorreu à metodologia internacional CycleRAP para identificar os principais riscos e apoiar futuras intervenções na infraestrutura ciclável da cidade.

ciclovia-Braga

O Automóvel Club de Portugal (ACP) apresentou os resultados de um estudo de avaliação da segurança da infraestrutura ciclável de Braga, realizado através da metodologia CycleRAP, uma ferramenta internacional de referência desenvolvida pelo International Road Assessment Programme (iRAP) para avaliar o risco das infraestruturas destinadas à mobilidade ativa.

Apesar de Braga dispor de uma rede ciclável com apenas 22,16 quilómetros, o estudo conclui que 42,9% dos percursos analisados apresentam níveis de risco elevado ou extremo para os ciclistas, sendo apenas 7,89% classificados como de risco reduzido

Os resultados revelam que as colisões entre veículos e bicicletas constituem uma das principais preocupações, com cerca de 38% da rede a apresentar níveis de risco elevado ou extremo neste tipo de conflito. Já o risco de colisão entre ciclistas revelou-se reduzido na quase totalidade dos percursos analisados. 

Entre os fatores de maior risco identificados destacam-se a circulação em vias partilhadas com automóveis, a reduzida separação lateral entre bicicletas e tráfego motorizado e, no centro histórico, a presença de pavimento em calçada, que aumenta significativamente o risco de quedas em condições de chuva. A elevada utilização pedonal destas zonas exige igualmente soluções que conciliem a circulação de bicicletas com a preservação do espaço urbano e a segurança dos peões.

Além do diagnóstico, o estudo simulou diferentes cenários de melhoria em vários pontos críticos da cidade, demonstrando que intervenções na infraestrutura poderão reduzir significativamente os níveis de risco em diversos segmentos analisados.

Para o ACP, esta avaliação constitui uma ferramenta objetiva de apoio à decisão, permitindo identificar prioridades de intervenção, quantificar o impacto esperado das soluções propostas e contribuir para uma implementação faseada e mais segura da rede ciclável prevista para Braga.

A metodologia CycleRAP, já utilizada em diversos países, constitui atualmente uma das principais referências internacionais para avaliação da segurança da mobilidade ativa, permitindo comparar infraestruturas através de critérios uniformes e apoiar políticas públicas baseadas em evidência.

O estudo, que conta com o apoio da Federação Internacional do Automóvel (FIA), insere-se na missão do ACP de promover uma mobilidade mais segura, sustentável e acessível para todos os utilizadores da via pública.

O estudo foi desenvolvido pela Lane Patrol, empresa portuguesa especializada em digitalização e avaliação de infraestruturas rodoviárias e de mobilidade ativa, responsável pela aplicação da metodologia CycleRAP em Portugal. A avaliação baseou-se na recolha de imagens georreferenciadas, captadas automaticamente de 10 em 10 metros através de uma aplicação móvel instalada numa bicicleta. Posteriormente, as imagens foram analisadas recorrendo a inteligência artificial e validação técnica, permitindo avaliar mais de 50 características da infraestrutura, desde a separação do tráfego à qualidade do pavimento, sinalização, interseções ou visibilidade. O modelo calcula o nível de risco para quatro tipos de acidentes (colisões entre veículos e bicicletas, entre bicicletas, entre bicicletas e peões e quedas isoladas) e identifica medidas de melhoria prioritárias.

Este é o segundo estudo do ACP à avaliação de risco da rede ciclável urbana. O primeiro foi realizado em Lisboa, em 2025. 

Consulte o estudo

scroll up