ACP-BP

Pub

O SUV do Toyota Yaris é mais familiar e chama-se Cross

| Revista ACP

Maior altura ao solo, mais volumoso e com maior capacidade da bagageira o Toyota Yaris Cross já chegou a Portugal.

Yaris-Cross-abertura-900

Desenvolvido na Europa para clientes europeus, o Yaris Cross entra num muito povoado segmento de mercado, para uma batalha que se prevê intensa, onde os B-SUV ganham cada vez mais popularidade. Depois da bem-sucedida 4ª geração do Yaris, nasce agora o Cross que representa na perfeição o legado do modelo mais conhecido da Toyota na Europa, com um design inconfundível, tanto ao nível exterior como interior, mas com uma habitabilidade alargada. Assente na plataforma GA-B o Yaris Cross apresenta-se mais alto e mais comprido que o hatchback, embora mantenha a mesma distância entre eixos. O espaço da bagageira é mais generoso e utiliza uma chapeleira leve e prática.

Em comparação com o hatchback, o Yaris Cross é 95 mm mais alto (1560 mm), 20 mm mais largo (1765 mm) e 240 mm mais comprido (4180 mm). A distância entre eixos manteve-se sem alteração nos 2560 mm, mas o aumento na altura ao solo - de 25 mm para 170 mm - reflete o seu design de SUV autêntico, ao mesmo tempo que proporciona um ponto de vista elevado e excelente visibilidade para o condutor. A agilidade urbana é garantida com um raio de viragem de 5,3 metros.

Ao volante, o Toyota Yaris Cross evidencia uma direção precisa que contribui para uma condução fácil e intuitiva, embora os 116 cv da motorização híbrida de 1,5 litros não sejam tão esclarecidos como na versão hatchback. Quanto a consumos, o Cross está ao nível do que se espera com médias agradáveis a rondarem os 5 litros por cada 100 km. Em termos de tecnologias o “Toyota Smart Connect” oferece diversos serviços conectados integrados e os equipamentos de segurança “Toyota Safety Sense” que estão ao nível de segmentos superiores.

Design, habitabilidade e tecnologia são palavras de ordem para o novo Yaris Cross que não esconde a herança SUV do primeiro Rav4 em termos de linhas exteriores, embora por dentro o atualizado ambiente Yaris seja evidente. Para o próximo ano espera-se pela versão AWD-i com tração integral e 125 cv de potência, o que não lhe irá dar muito mais dinâmica, permitindo, no entanto, algumas incursões fora de estrada. Como marca de referência na hibridização, a Toyota pretende vincar de forma clara as diferenças do Yaris Cross com o C-HR, um SUV do segmento superior que utiliza motorizações híbridas de 1,8 e 2,0 litros e um design marcante que lhe tem trazido imenso sucesso.

O novo Toyota Yaris Cross está disponível a partir dos 21.790€, contando com cinco níveis de equipamento e uma edição especial “Premier Edition” que disponibiliza um equipamento bastante generoso e um preço de 24.373€. Comfort, Comfort Plus, Exclusive, Square Edition e Luxury são os níveis de equipamento propostos para o Yaris Cross que já está na rede de concessionários da marca e conta com uma campanha de comunicação europeia que tem por base a cidade de Lisboa.

scroll up