ACP-BP

Pub

Novo Mercedes-Benz Classe C pronto para todos os caminhos

| Revista ACP

All-Terrain é a designação para uma atraente carrinha, agora mais polivalente e com tração integral.

C-All-Terrain-abertura-900

O modelo mais emblemático da marca da estrela está cada vez mais sedutor. Depois da Limousine e da Station que chegaram recentemente ao mercado, surge agora a carrinha All-Terrain, uma forma de percorrer caminhos mais difíceis, sem comprometer o conforto e, essencialmente, com a elevada qualidade e tecnologia avançada que caracterizam a nova geração do Classe C. Versatilidade com todas as comodidades, um ambiente luxuoso e envolvente a Mercedes-Benz transferiu tecnologias já utilizadas no Classe E All-Terrain, agora mais otimizadas para o novíssimo C Station, com tração 4Matic, para que seja possível percorrer alguns caminhos de terra, com toda a segurança e eficácia.

Com uma distância ao solo superior em cerca de 40 milímetros comparativamente ao Classe C Station, com a tração integral 4Matic de série e os dois modos da transmissão para condução fora de estrada, o Classe C All-Terrain facilita a circulação em terrenos como trilhos de terra batida. As características do design todo-o-terreno incluem a distintiva grelha do radiador, os para-choques especiais, a proteção inferior simulada da carroçaria nas secções dianteira e traseira e ainda os revestimentos dos guarda-lamas em cinza-escuro mate. Adicionalmente, o modelo crossover integra muitos destaques do novo Classe C lançado recentemente. Estes incluem os eficientes motores de quatro cilindros com sistema elétrico de 48 V, o adaptativo e intuitivo sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e ainda a última geração dos sistemas de assistência à condução.

O All-Terrain está disponível quer equipado com motor a gasolina, quer com motor diesel. No modelo a gasolina, é utilizado um novo motor de quatro cilindros com motor/alternador integrado (ISG) de segunda geração. Durante um curto período, a potência do motor de combustão pode ser suplementada pelo motor/alternador integrado até 15 kW de potência. A versão diesel está equipada com uma cadeia cinemática híbrida parcial. O seu motor de quatro cilindros está equipado com um motor/alternador integrado de segunda geração e sistema elétrico de 48 V. O modelo diesel também pode recuperar energia e circular em roda livre com o motor desligado. A eletrificação permite a utilização de um compressor elétrico de gás refrigerante no sistema de ar condicionado.

O sistema de tração integral 4Matic, que é um equipamento de série para o All-Terrain, fornece uma maior tração e estabilidade de condução, mesmo em superfícies irregulares ou de baixa aderência. Até 45% da potência do motor é transmitida ao eixo dianteiro, com os restantes 55% a serem transmitidos ao eixo traseiro. As pretensões por uma eficiência ainda superior e a caixa de velocidades automática de nove relações exigiram o desenvolvimento adicional do sistema de tração integral 4Matic. O novo diferencial do eixo dianteiro permite a transferência de níveis superiores de binário com uma distribuição ideal pelos eixos para uma maior dinâmica de condução.

A nova geração do Classe C da Mercedes-Benz está mais rica com a versão All-Terrain, que espelha a apreciável qualidade do C Limousine e Station, que podem contar com motores a gasolina de 204 cv e os diesel 220d (200 cv) e 300d (265 cv), já disponíveis no mercado.

scroll up