ACP-BP

Pub

Nenhum outro automóvel oferece tanto por tão pouco

| Revista ACP

O Dacia Logan MCV oferece a maior habitabilidade e bagageira do segmento, nível de equipamento surpreendente e preço imbatível. 

Dacia 1920

As versões Stepway são um caso de sucesso na gama Dacia. Em Portugal, mais de 60 % das vendas do Sandero e mais de 50% das do monovolume Lodgy têm por base a versão mais radical e aventureira da marca do Grupo Renault. Números que, por si só, justificam a aposta do conceito no modelo Logan MCV, a carrinha do segmento B com dimensões do segmento C.

Os diversos elementos exteriores, como as proteções dianteira e traseira em cromado acetinado, ou as proteções laterais em plástico conferem a este modelo uma imagem de aventura, convidando a momentos de evasão por trilhos fora do asfalto e caminhos de terra menos explorados.

Ainda no exterior, destaque para a nova assinatura luminosa da marca, com os novos faróis diurnos LED compostos por quatro blocos retangulares. Ainda no que toca à iluminação, sublinhe-se que os faróis de nevoeiro fazem parte dos equipamentos de série.

Se a imagem exterior surpreende pela modernidade e espírito de aventura, uma vez no habitáculo rapidamente se conclui que o único concorrente do Logan MCV Stepway no espaço para passageiros e no volume da mala é o… mais “conservador” Logan MCV! É que as cotas de habitabilidade para os cinco passageiros e o volume da bagageira remetem-nos para os segmentos superiores.

Um volume para bagagens de 573 litros só tem paralelo em carrinhas de dois segmentos acima – D! Uma capacidade que até pode ser aumentada até aos 1.518 litros com o rebatimento 1/3 e 2/3 dos bancos traseiros!

Mas o habitáculo não é apenas sinónimo de espaço, porque os progressos feitos pela Dacia na qualidade dos acabamentos e dos materiais são bem percetíveis também no Logan MCV Stepway, que herda novos espaços de arrumação, como a bolsa de arrumação para telemóvel, o porta-objetos na parte lateral da consola e o novo espaço para uma garrafa na consola central. Atrás, os passageiros passam a ter disponível uma tomada de 12 V para carregamento de dispositivos portáteis.

Para além do MEDIA Nav Evolution, um sistema multimédia e de navegação muito fácil e intuitivo, assente num ecrã táctil de 7 polegadas (18cm), com tecnologia Bluetooth, sistema de navegação com visualização 2D e 3D (birdview), porta USB e ligação áudio por jack, sublinhe-se a chegada da câmara de marcha atrás e do sistema de ajuda ao arranque em subida.

O novo Dacia Logan MCV Stepway está disponível com os motores 1.5 dCi 90 e TCe 90, ambos com sistema Stop&Start. Com 1.461cc de cilindrada, 90 cavalos de potência e um binário máximo de 220 Nm a partir das 1.750 rpm, o motor diesel dCi 90 reivindica um consumo de 3,9 l /100 km (em ciclo misto NEDC) e emissões de CO2 de 100g/km.

Quanto ao TCe 90, trata-se de um moderno motor a gasolina de três cilindros turbo. Com 898cc de cilindrada, debita 90 cavalos de potência e 140 Nm de binário às 2.250 rpm, sendo que 90% do binário está disponível entre as 1.650 e as 5.000 rpm. Quanto a consumos, 5,1l / 100km (ciclo misto NEDC) e emissões de CO2 de 115g/km

Duas propostas distintas, embora com o mesmo nível de potência, mas ambas capazes de proporcionar prazer de condução e consumos reduzidos. O novo Dacia Logan MCV Stepway já está disponível na rede de concessionários com preços a partir dos 13.950 euros (Logan MCV Stepway TCe 90 S&S) e 17.450 euros (Logan MCV Stepway dCi 90 S&S).

scroll up