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Juke ganha novos argumentos com versão híbrida

| Revista ACP

Chegou o momento de eletrificar o pequeno SUV da Nissan, para gerir a necessária transição energética.

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Acelerar a eletrificação com forte investimento em tecnologia, é um dos propósitos da Nissan ao lançar a versão híbrida do Juke. Nos próximos meses a marca prepara também as versões e-Power do Qashqai e X-Trail, como forma de gerir a transição até 2030. O primeiro Juke nasceu em 2010 e com ele uma forma diferente de assumir a moda SUV. Se a Nissan foi a responsável por esta tendência do mercado com o lançamento do Qashqai em 2006, uns anos mais tarde a marca criou um modelo mais irreverente, que viria a conquistar uma importante faixa do mercado, particularmente mais jovem. Agora o Juke abraçou a tecnologia híbrida, com novo motor a gasolina de 1,6 litros, motor elétrico e uma potência combinada de 143 cv, com uma caixa de velocidades multimodal que privilegia a eficiência na atuação da tecnologia híbrida. Com cor especial de lançamento, novo logo e nova grelha, o Juke exibe também um interior com visíveis melhorias e um novo painel de instrumentos.

Tecnologias de conetividade da mais recente geração, com destaque para o “Nissan Inteligent Mobility e Conect Services” dão ao novo Juke um carácter próprio e atualizado. Em termos de condução, a tecnologia híbrida mostra-se bastante eficaz, tal como a combinação com a caixa de velocidades multimodal que oferece 23 combinações deferentes nas formas de condução. O motor de combustão a gasolina de 1,6 litros é o mesmo utilizado nos Renault e-Tech e o motor elétrico é de origem Nissan, fabricado no Japão. No novo Juke híbrido, o arranque é sempre elétrico e a regeneração da bateria de 1,2 kWh faz-se sempre que há uma desaceleração ou travagem. É possível mover o Juke em modo 100% elétrico até à velocidade de 55 km/hora. O novo sistema e-Pedal funciona agora apenas para desaceleração, não chegando a imobilizar o veículo.

Onde os híbridos tradicionais oferecem uma experiência pouco inspiradora, o sistema de unidade inteligente do Juke Hybrid foi sintonizado para maximizar a quantidade de tempo que passa no modo VE. Um objetivo fundamental para os engenheiros da Nissan era reduzir a frequência do motor a ligar e desligar, o que os condutores consideram inconveniente e perturbador. Esta evolução aumenta o prazer de condução, bem como otimiza a eficiência. A chave para o prazer de condução no coração do Nissan Juke Hybrid é uma avançada caixa de velocidades multimodal de baixa fricção que proporciona uma utilização ótima da potência, seja elétrica, do motor a gasolina ou de ambos.

O Juke Hybrid estará disponível para encomenda a partir de 20 de junho, em toda a rede de concessionários oficiais da marca em Portugal, com preços recomendados de venda a público a partir de 32.700€ para a versão N-Connecta. A N-Design estará disponível a partir dos 33.800€ e a Tekna a partir dos 35.100€. Uma versão ”Premier Edition”, apenas com 135 unidades para Portugal irá custar 34.000€.

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