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CX-60 o topo de gama da Mazda com motor diesel de 6 cilindros

| Revista ACP

Este SUV passa a contar com um bloco de 3,3 litros com potências de 200 cv e 254 cv mas de baixas emissões.

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Na sequência do lançamento, em setembro último, do novo Mazda CX-60, com uma inédita variante plug-in híbrida, chega agora ao mercado nacional uma variante diesel, que estreia um igualmente novo motor e-Skyactiv D de seis cilindros em linha e 3,3 litros, potente, limpo e eficiente.

Trata-se de uma nova demonstração da abordagem multi-soluções da Mazda, neste caso satisfazendo as necessidades dos clientes que desejam um automóvel eficiente e que lhes permita cobrir longas distâncias, junto com uma elevada capacidade de reboque. Essa estratégia de múltiplas soluções mecânicas permite à Mazda disponibilizar diferentes produtos e tecnologias, incluindo motores de combustão interna muito mais eficientes, bem como uma vasta gama de grupos propulsores eletrificados, motorizações que geram os mais baixos níveis de emissões possíveis, adaptando-se às especificidades dos diferentes mercados e a padrões de sustentabilidade hoje exigidos pela sociedade.

Em estreia na Mazda, o novíssimo bloco e-Skyactiv D de seis cilindros em linha e 3,3 litros de capacidade destaca-se pela integração de uma avançada e altamente inovadora tecnologia de combustão, que permite aumentar os níveis de eficiência, para uma mais ágil resposta à aceleração, enquanto vai ao encontro da futura regulamentação em termos de emissões, aumentando a eficiência térmica em mais de 40% em parte significativa da faixa de rotações. Sendo um dos motores diesel mais limpos do mundo, a Mazda está confiante de que irá exceder as exigências de todas as futuras regulamentações em termos de emissões quando estas entrarem em vigor.

A sua arquitetura de seis cilindros em linha gera menos vibrações devido ao seu característico “equilíbrio perfeito”, traduzindo-se numa condução suave e silenciosa, transmitindo uma sonoridade sedutora e envolvente. O elevado binário do motor confere ao CX-60 uma elevada capacidade de reboque de 2.500 kg. Também devido à sua estrutura simplificada, o peso do motor é semelhante ao de um motor diesel de quatro cilindros Mazda Skyactiv D de 2,2 litros.

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Desenvolvido segundo o conceito de “right sizing”, que otimiza a capacidade/cilindrada para melhorar tanto a eficiência ao nível dos consumos de combustível, como em termos de potência disponível, a novíssima unidade e-Skyactiv D de 3.283 cc, montada longitudinalmente e com injeção direta elétrica common rail, será proposta nos diferentes mercados com dois níveis de potência, complementando uma versão de entrada com 200 cv e tração traseira, com outra de nível superior, com 254 cv.

No domínio dos valores, e começando pela versão mais potente do bloco e-Skyactiv D, este proporciona níveis de desempenho impressionantes, registando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,4 segundos e uma velocidade máxima de 219 km/h, oferecendo um consumo médio de apenas 5,3 l/100 km e emissões de CO2 de somente 137 g/km. Está acoplado a uma nova transmissão automática de oito velocidades e beneficia do sistema de tração integral i-Activ All-Wheel Drive, da Mazda. Quanto à variante de 200 cv/147 kW, esta regista um consumo médio de apenas 5,0 l/100 km e emissões de CO2 de somente 128 g/km (valores WLTP) e está associada a um sistema de tração às rodas traseiras.

Em relação a preços, a versão menos potente oscila entre os 66.058€ e os 78.958€ enquanto a mais potente de tração integral arranca nos 71.384€ e vai até aos 82.684€.

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