A Alpine assinala o seu 70.º aniversário com o lançamento do A290 Rallye, um automóvel de ralis preparado desde raiz para a competição elétrica de clientes e já homologado pela FIA para troféus monomarca ou provas abertas.
Desenvolvido pela Alpine Racing em Dieppe, o modelo baseia-se no A290 de estrada, adaptado com componentes específicos para garantir rapidez, fiabilidade e segurança
Ao volante encontra um motor elétrico dianteiro com 220cv e 300Nm, que transmite tração às rodas da frente através de um diferencial autoblocante ZF, combinado com caixa de velocidades e eletrónica otimizadas para a exigência das especiais
A travagem está à altura da competição moderna: pinças monobloco de seis pistões e discos de 350mm à frente, bem como discos traseiros de 280mm com pinças de um pistão e ABS de competição, além do imprescindível travão de mão hidráulico.
A suspensão ALP Racing Suspension foi desenvolvida especificamente para o A290 Rallye e assenta em jantes EVO Corse de 18″ com pneus Michelin Pilot Sport A, tudo pensado para extrair o máximo desempenho nas superfícies mais variadas.
Para compensar a ausência de som, a Alpine implementou um sistema que produz um áudio sincronizado com a velocidade e aceleração, recriando uma resposta sonora imersiva para piloto e público.
A estreia dinâmica do A290 Rallye está marcada para o Goodwood Festival of Speed (10 a 13 de julho de 2025) e seguirá depois para o Rallye Mont-Blanc Morzine (4 a 6 de setembro)
Esta presença internacional é complementada por um programa específico em Portugal, com possibilidade de inscrição dos clientes em provas regionais e a criação de uma classificação exclusiva para concessionários Alpine, valorizando a interação entre a marca, pilotos e comunidade.
Apesar de todo o seu potencial, o preço para Portugal ainda não foi oficialmente anunciado; a marca apenas adianta que será divulgado em breve.