Relançada em 2017 com base em apenas um modelo, o A110, nos últimos tempos a Alpine tem visto a sua gama crescer e os planos de expansão ainda só agora começaram.
Depois do pequeno A290, inspirado no Renault 5, chega o Alpine A390, o segundo modelo da “Dream Garage” da marca de Dieppe que em 2030 contará com um total de sete propostas.
Apesar de assentar na plataforma AmpR Medium, que serve de base a outras propostas do Grupo Renault, o A390 é um modelo exclusivo da marca fundada por Jean Rédélé.
Primeiro fastback desportivo de cinco lugares da Alpine, lança a nova linguagem visual da marca.
Sim, há pormenores que remetem para o passado, como a dianteira em forma de “V” ou os faróis duplos, mas o A390 não tem nada de retro no seu estilo.
Na dianteira destaca-se a assinatura luminosa que incorpora uma interpretação da bandeira xadrez enquanto na traseira a faixa luminosa e o nome da marca iluminado não deixam ninguém indiferente.
Com 4615 mm de comprimento, 1885 mm de largura e 1532 mm de altura é o maior Alpine de sempre, mas ao vivo parece mais compacto do que indica a fita métrica.
O interior não esconde algumas semelhanças com as propostas mais recentes da Renault, mas não falta o ambiente desportivo, com especial destaque para os bancos dianteiros que na versão de topo, a GTS, são desenvolvidos pela Sabelt.
Destaque ainda para o volante desportivo e o cockpit orientado para o condutor, com ecrãs de alta-definição de 12,3’’ e 12’’ virados para o condutor.
Com uma bagageira com 532 litros de capacidade, o A390 é também o primeiro Alpine pensado para disfrutar em família, contando ainda com um sistema de som da Devialet.
Duas versões, sempre com três motores
No total o Alpine A390 apresenta-se em duas versões — GT e GTS —, sempre com três motores elétricos (um no eixo dianteiro e dois no traseiro), tração integral, sistema de vectorização de binário e uma bateria de 89 kWh de capacidade que é uma estreia no grupo francês.
Na versão base, a GT, o Alpine A390 apresenta-se com 400 cv (295 kW), 650 Nm de binário, acelera de 0 a 100 km/h em 4,8s e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h.
Já o Alpine A390 GTS desenvolve 470 cv (345 kW), 808 Nm de binário máximo, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9s e atinge uma velocidade máxima de 220 km/h.
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Em ambas as versões a autonomia fixa-se entre os 520 a 555 km e os carregamentos podem ser feitos num carregador AC bidirecional de 11 kW (22 kW bidirecional opcional) ou DC até 190 kW. Nestes casos, é possível passar de 15% a 80% de carga em menos de 25 minutos.
Totalmente produzido na Europa, o Alpine A390 tem lançamento previsto para o quarto trimestre do ano, não sendo ainda conhecidos os seus preços para Portugal.