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A tecnologia híbrida revitaliza os novos Ford S-Max e Galaxy

| Revista ACP

Dois familiares espaçosos, com condução dinâmica, que marcaram o mercado automóvel, estão de regresso mais elegantes e eletrificados.

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Recorrendo a engenharia inovadora, foi possível incorporar um eficiente propulsor híbrido, a gasolina e elétrico, na carroçaria aerodinâmica e versátil do S-Max sem com isso comprometer o espaço, a flexibilidade ou a experiência de condução dinâmica, ao mesmo tempo que se reduziram as emissões de CO2 em mais de 10% (WLTP) quando comparadas com as de um motor diesel equivalente. A combinação do motor a gasolina, de 2.5 litros com um motor elétrico e a respetiva bateria de iões de lítio de 1,1 kWh de capacidade, bem como com a transmissão do tipo powersplit (de variação contínua) de última geração, permite uma condução e experiência de utilização fácil.

Em simultâneo, a Ford passa também a disponibilizar, pela primeira vez, uma versão full hybrid do Galaxy, um veículo familiar de sete lugares. O novo Galaxy Hybrid recorre à mesma sofisticada tecnologia híbrida do S-Max Hybrid para rivalizar com a eficiência de consumos de combustível de um motor diesel, enquanto oferece uma otimizada e refinada experiência de condução. O novo S-Max Hybrid consegue continuar a oferecer o mesmo espaço e flexibilidade de toda a gama, quer na versão de cinco, quer na de sete lugares. O motor de 190 cavalos permite uma aceleração de 0 aos 100 km/h em 9,8 segundos. A aceleração suave e linear complementa o caráter desportivo inerente ao S-MAX e é assistido por um redesenhado controlador do motor-gerador que, discreta e eficazmente, alterna entre os modos puramente elétrico, híbrido ou a gasolina.

O novo Ford Galaxy Hybrid também já está disponível para encomenda com a motorização full hybrid, conjugando um motor a gasolina e outro elétrico, de 190 cavalos, do S-MAX Hybrid. Capaz de oferecer a bordo uma experiência de primeira classe para sete ocupantes, o Galaxy Hybrid está disponível em Portugal na versão Titanium. O seu consumo de combustível é de 6,4-6,5 l/100 km e as emissões de CO2 são de 148-149 g/km (WLTP). A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 10 segundos. Em relação a preços, o S-Max arranca nos 46.553€ e o Galaxy nos 50.390€.

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