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Este Mercedes EQE

| Revista ACP

Novo EQE é um EQS em ponto mais pequeno, mas sem perder elegância, tecnologia, conforto e autonomia.

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Após modificar os seus veículos térmicos para dar rapidamente origem aos três primeiros descendentes da sua família elétrica (EQC, EQA e EQB), a Mercedes dispõe finalmente de uma plataforma específica para os seus modelos elétricos topo de gama. Denominado EVA2, é o berço do impressionante EQS, mas também dá guarida ao EQE, agora apresentado em Portugal na versão 350+, com preços a partir de 73 mil euros. Também já está disponível o Mercedes-AMG EQE 4MATIC, por 105 mil euros, e a partir de 21 de junho chega o imponente EQE 500 4MATIC, ainda sem preços revelados.

É uma aposta robusta nos planos de eletrificação da marca que celebra em junho 95 anos, e que tenta apontar a mira à concorrência, sobretudo à Tesla, cumprindo um ditado alemão: “Zum Lernen is keiner zu alt” (Ninguém é demasiado velho para aprender). Se com o EQS a Mercedes-Benz mostrou ao que vinha, adaptando magistralmente conceitos que já bem dominava (como elegância, tecnologia e conforto), é com o EQE que realmente comprova o espírito alemão de querer inovar sem perder pergaminhos: tal como na família dos modelos a combustão, em que o Classe E vinha a seguir ao Classe S, o EQE é o “irmão” quase gémeo do EQS.

E o quase não se traduz só numa diferença de preço na ordem dos 40 mil euros a menos face ao EQS, como também é 90 mm mais curto. De resto, adaptando agora um provérbio português, pode dizer-se que a Mercedes-Benz conseguiu meter o Rossio confortavelmente na Betesga, num resultado até mais agradável em termos de silhueta do que o visto no EQS.

Como acontece quase sempre nos modelos elétricos com plataformas específicas, o habitáculo é muito mais bem aproveitado. O interior do EQE é mais largo do que o de um Classe E (que é apenas 1,1 cm mais pequeno em comprimento, mas tem uma distância entre eixos 18,1 cm mais pequena), por exemplo. Da mesma forma, o EQE é 2,7 cm mais largo na fila da frente e o espaço para as pernas nos bancos traseiros foi aumentado em 8 cm, a par de uma maior altura do assento, em 6,5 cm, devido a uma grande bateria montada no chão. Já a bagageira de 430 litros é muito mais pequena do que a da Classe E (540 litros), e também muito mais pequena do que a de um Tesla Model 3 (542 litros) ou BMW i4 (470 litros), que são carros muito mais compactos e se posicionam como concorrência direta, a preços mais acessíveis.

Como equipamento de série na versão base 350+, o EQE está equipado com o ecrã de informação de entretenimento de 12,9 polegadas e o painel de instrumentos digitais de 12,3 polegadas, familiar também no EQS. As configurações são intuitivas e é sempre aconselhável gastar um tempo razoável a configurar todos os menus para evitar informação excessiva ou repetitiva nos vários ecrãs, que podem distrair o condutor. Nota muito positiva para o head-up display, um opcional. 

O EQE 350+ está equipado com um motor de 292 cv (montado no eixo traseiro), alimentado por uma bateria de 90 kWh (prometendo um alcance de 545 a 654 km). Um segundo EQE mais desportivo, o 43 4MATIC, utiliza um segundo motor (na frente) para gerar uma potência total de 476 cv. A Mercedes concebeu ainda o EQE 500 4MATIC (408 cv) e o EQE 53 4MATIC (625 cv).

A capacidade máxima de carga em corrente contínua (DC) é de 170 kW, o que permite obter 250 km de autonomia em 15 minutos. Utilizando corrente alternada (AC), a carga pode ser feita a 11 ou 22 kW (opcional), pelo que uma carga completa demorará 8h25m ou 4h25m, respetivamente.

Um dado curioso deste modelo é que o eixo traseiro direcional também faz parte da lista de opções, com duas variantes: uma com 4,5 graus de rotação da roda traseira e a outra com 10 graus. Neste último caso, o EQE torna-se muito ágil, com uma redução do diâmetro de viragem de 12,5 m (com o eixo traseiro "passivo") para 10,7 m de diâmetro.

 

Ficha técnica Mercedes-Benz EQE 350+

Potência: 292 CV (215 kW)

Binário: 565 Nm

Prestações: 210 km/h

0-100 km/h: 6,4 s;

Consumo: 18,7 a 15,9 kWh/100 km

Carregamento

Potência máxima em DC: 170 kW

em AC: 11 kW (opcional 22 kW)

Tempo de carga total em AC (11/22 kW): 8h 25m/4h 25m

Tempo de carga total em DC 170 kW: 32 m

15 min de carga DC: até 250 km de autonomia;

Autonomia: 567 a 654 km

BATERIA: 90 kWh

Bagageira: 430 litros

Peso: 2.355 kg

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