A entrada da Audi na Fórmula 1 (F1) faz parte da nova estratégia da marca germânica para o seu realinhamento tecnológico, cultural e empresarial. E a equipa Audi Revolut F1 foi oficialmente apresentado na terça-feira, 20 de janeiro, incluindo o monolugar já devidamente caracterizado.
O momento histórico foi presenciado por 400 convidados, que em Berlim ouviram Gernot Döllner, CEO da Audi e presidente da Audi Motorsport, afirmar que as “peças do quebra-cabeças estão a começar a encaixar-se”.
“É impressionante ver como a preparação intensiva está a dar os seus frutos. Pela primeira vez, demonstramos todo o potencial do projeto. Estamos prontos e entusiasmados por participar na F1 e inspirar pessoas em todo o mundo”, disse.
A estreia da Audi no grid está marcado para 8 de março, no Grande Prémio da Austrália, que marca o arranque do campeonato do mundo de F1 de 2026.
O Audi R26 vai ser conduzido pelos pilotos Gabriel Bortoleto, do Brasil, e o veterano Nico Hülkenberg, da Alemanha.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O monolugar da marca foi testado, pela primeira vez, a 9 de janeiro, no Circuito da Catalunha, Espanha. O carro já respeita o novo regulamento da F1, apresentando uma aerodinâmica ativa com asas dianteiras e traseiras que podem ser ajustadas durante a condução.
O antigo Sistema de Redução de Arrasto (DRS) foi substituído por um modo boost, que fornece potência elétrica adicional com um simples toque num botão, uma vantagem que os pilotos poderão usar durante uma ultrapassagem ou para defender a sua posição.
Com uma potência máxima de 350 kW, o motor elétrico tem quase tanta potência quanto o motor V6 turbo de 1,6 litro, com aproximadamente 400 kW, que funciona com combustível sustentável fornecido pela britânica BP.
A identidade da nova equipa a competir na F1 é assegurada por cores específicas e uma nova família tipográfica. A cor titanium pretende representar alto desempenho e precisão técnica e o vermelho Audi é o fator distintivo da equipa.
Depois da apresentação oficial, a Audi Revolut F1 Team vai continuar a testar o seu carro em Barcelona, entre 26 e 30 de janeiro. Seguem-se os testes oficiaisno Bahrein, entre 11 e 20 de fevereiro.