As Renault 4L portuguesas terminaram o Safari Classic Rally

| Revista ACP

Ao comemorar 60 anos o popular modelo resistiu a tudo nas exigentes picadas do Quénia.

Renault-4L-safari-1-900

Missão cumprida! Duas Renault 4L à partida do East African Safari Classic Rally, duas Renault 4L à chegada! Após quase 5000 quilómetros percorridos, muitos percalços e 1001 “estórias” para contar, o Team Renault 4L 60th Anniversary – Portugal concluiu a mais dura prova de clássicos do mundo, provando que a mítica Renault 4L é mesmo à prova de… tudo!

A aventura afigurava-se intensa. Mas, com temperaturas diárias de 40°, classificativas com pisos demolidores mais propensas a veículos de todo-o-terreno, a exigência de cumprimento de médias regulamentares de 75 km/h num automóvel com velocidade máxima de 120 km/h e apenas 34 cv de potência e o acumular de quase 5000 quilómetros em nove dias de prova, o que tinha rótulo de aventura transformou-se em… odisseia!

Para as duas duplas de pilotos – António Pinto dos Santos/Nuno Rodrigues da Silva e Pedro Matos Chaves/Marco Barbosa - que, corajosamente se propuseram a homenagear os 60 anos do mítico modelo da Renault, foram nove dias de experiências marcantes, emoções fortes e desgaste físico extremo, mas uma certeza no regresso a Portugal: a icónica Renault 4L, que ao longo de 60 anos, marcou a vida de tantas pessoas, é mesmo um hino à resistência mecânica e fiabilidade automóvel, mostrando-se apta para ultrapassar qualquer desafio…

As duas sexagenárias carrinhas com ADN português, voltaram a elevar o nome de Portugal em África bem alto, não pelo resultado desportivo (mesmo assim António Pinto dos Santos e Nuno Rodrigues da Silva terminaram em 39º em 41 concorrentes e Pedro Matos Chaves/Marco Babosa fecharam mesmo o pelotão de equipas sobreviventes), que nunca foi o foco principal da participação, mas pela simpatia e admiração granjeada ao longo da prova. Equipas, organizadores e populares renderam-se às “sui generis” carrinhas que nunca pensaram vir a disputar um rali… quanto mais ver chegarem ao final de um rali tão duro como o “Safari Classic”. Sem dúvida, uma participação meritória e honrosa do Team Renault 4L 60th Anniversary – Portugal, que deixou o seu registo na história do tão carismático modelo da Renault.

scroll up