ACP-BP

Pub

Bentley Azure, o auge do luxo nos anos 90

| Revista ACP

Luxo e potência marcaram este descapotável de quatro lugares que foi dos carros mais caros da sua época.

Azure-840

Um descapotável proporciona sempre boas sensações e foi isso mesmo que a Bentley quis continuar a proporcionar aos seus clientes em 1995, quando apresentou um novo modelo no Salão Automóvel de Genebra. Chamou-lhe Bentley Azure para evocar o azul intenso dos céus dos climas quentes, ideais para uma condução com os cabelos ao vento. Foi dos carros mais caros da época, que representou o auge do luxo dos anos 90.

O desafio foi elevado na criação deste luxuoso modelo de quatro lugares, construído a partir da plataforma do Continental R, que exigiu 190 kg de materiais de reforço em diversas áreas do carro para compensar a ausência do teto. Projetado pela Pininfarina que fabricou a carroçaria e a capota automática em Itália, o Azure era depois enviado para a fábrica da marca em Crewe, onde se seguia o acabamento.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A primeira geração do Azure foi produzida entre 1995 e 2003, período em que foram fabricadas 1.311 unidades. Potente e mais longo do que a maioria dos descapotáveis da sua época, equipava um motor V8 turbo de 6,75 litros era de 384 cv, com uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

Em 1999, o Azure padrão foi substituído pelo Azure Mulliner, que ostentava uma potência de 420 cv e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Com melhorias ao nível da estética e do desempenho, outras caraterísticas do Azure Mulliner incluíam emblemas Mulliner e arcos de roda alargados que acomodavam rodas de 18 polegadas com 5 raios.

scroll up