Numa altura em que a Volvo pretende alargar a sua oferta de veículos elétricos, em detrimento dos motores diesel, a marca sueca tem novos planos que quer desenvolver a partir do próximo ano. Desse modo, em 2018 prevê lançar um sistema híbrido plug-in (PHEV) de tração dianteira e em 2019 um sistema de propulsão totalmente eléctrico, com bateria de 100 kWh, assim como um novo sistema híbrido convencional com sistema eléctrico de 48 volts.
De acordo com algumas hipóteses que já foram avançadas, o novo sistema de propulsão 100% eléctrica será introduzido no mercado pelas novas versões da Série 90, com o XC90 a receber a sua atualização. O híbrido plug-in fará a sua primeira aparição no novo XC40, chegando depois ao V40 da próxima geração e a outros modelos assentes na plataforma CMA (Compact Modular Architecture).
A nova motorização híbrida plug-in T5 Twin Engine para os modelos de tração dianteira será composta por um motor de três cilindros a gasolina sobrealimentado com 1,5 litros, por um motor eléctrico de 75 cv, por uma bateria de iões de lítio com 9,7 kWh e por uma caixa de dupla embraiagem. A autonomia elétrica estimada é de 50 km, o compressor do ar condicionado será, também ele, eléctrico, com o objectivo principal de proporcionar prestações ao nível das dos seus melhores rivais térmicos de quatro cilindros, mas com consumos de combustível bem mais reduzidos.
No caso do novo sistema híbrido convencional, com sistema eléctrico de 48 volts, será conjugado tanto com motores a gasolina como a gasóleo, e começará por contar com um motor elétrico de 13 cv, sabendo já que, na sua próxima evolução, a respectiva potência será de 20 cv. A energia será armazenada numa bateria de iões de lítio com 0,25 kWh de capacidade, não deixando de existir uma bateria de 12 volts para alimentação do sistema elétrico primário do veículo.
Quanto à nova motorização totalmente eléctrica, deverá ser estreada em modelos desenvolvidos com base tanto na plataforma SPA (Scalable Product Architecture) como na plataforma CMA, e em versões de tração dianteira e integral. Esta solução, denominada MEP (Modular Electrification Platform), destina-se a permitir à Volvo dispor de veículos cuja potência motriz irá dos 136 cv aos 612 cv, podendo a bateria contar com até 100 kWh de capacidade e estando apta a receber cargas de corrente alterna de até 20 kW, ou rápidas de corrente contínua.