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Toyota quebra recorde e faz mais de 1000 km com um só depósito de hidrogénio

| Revista ACP

O modelo usado nesta aventura foi o novo Mirai e conseguiu bater a anterior marca mundial de distância percorrida com um só abastecimento. 

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A viagem começou quarta-feira, 26 de maio, às 5:43 no posto de hidrogénio HYSETCO em Orly e terminou após percorrer 1003km com um único abastecimento. Os mais de 1000 km foram percorridos em estradas públicas, a sul de Paris e nas zonas de Loir-et-Cher e Indre-et-Loire e, a distância e o consumo foram certificados por uma autoridade independente. Após bater o recorde, o elétrico a hidrogénio foi reabastecido e ficou pronto para voltar à estrada em apenas 5 minutos.

O hidrogénio verde foi o combustível utilizado nesta tentativa de bater o recorde e o consumo médio foi de 0.55 kg/100km, sendo o Mirai capaz de armazenar 5.6kg de hidrogénio. Para a Toyota, o Mirai demonstra claramente o aspeto “para além das emissões”, ou sej , além das vantagens da mobilidade elétrica com zero emissões, este modelo a hidrogénio também proporciona segurança, conforto, autonomia elétrica alargada e facilidade de reabastecimento.

Além disso, o hidrogénio, como um recurso credível e abundante para transportar e armazenar energia, representa uma forte oportunidade para criar uma sociedade melhor, segundo a aposta do maior ocnstrutor mundial de automóveis. O hidrogénio pode proporcionar mobilidade sem emissões, não só ao transporte rodoviário, mas também a comboios, barcos e aeronaves e gerar energia para indústrias, empresas e famílias.

Os quatro condutores que completaram a tentativa recorde incluíram Victorien Erussard, o fundador e o capitão do Energy Observer. O Energy Observer, da qual a Toyota é parceira, é o primeiro barco equipado a pilha de combustível Toyota, autónomo em termos energéticos, tem zero emissões e funciona como instrumento de comunicação e como laboratório de investigação para a transição energética. O Energy Observer evoluiu agora para uma empresa que lida com pesquisa e inovações. Apresentou em Paris a sua mais recente aldeia de exposições dedicada às energias renováveis e ao hidrogénio.

Durante esse evento, a Torre Eiffel foi iluminada pela primeira vez por hidrogénio verde, graças ao gerador de hidrogénio GEH2® desenvolvido pela organização de arranque EODev, da qual a Toyota é acionista. James Olden, engenheiro da Toyota Motor Europe, Maxime le Hir, gestor do produto Mirai e Marie Gadd, relações públicas da Toyota France, foram os outros 3 condutores.

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