O novo Audi RS 5 Coupé é o primeiro modelo Audi Sport a corporizar o novo idioma de design RS. O novo motor biturbo TFSI 2.9 produz 450 cv e oferece binário de 600 Nm. A entrega da potência é feita através do sistema quattro. Emoção, estética e novidade são as palavras-chave deste RS 5 Coupé
"O novo Audi RS 5 Coupé é o gran turismo entre os modelos RS da Audi Sport. Este coupé de alto desempenho combina estética elegante com alta usabilidade diária. O biturbo V6 do carro foi desenvolvido de raíz e proporciona um desempenho significativamente maior e mais eficiente", disse Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH, ao descrever o novo modelo.
Os designers inspiraram-se nos detalhes de corrida distintivos do Audi 90 quattro IMSA GTO, como se pode ver nesta fotografia:
As entradas de ar maciças com a estrutura de favo de mel típica dos modelos RS caracterizam a frente do novo Audi RS 5 Coupé. A grelha do radiador Singleframe é muito mais larga e plana do que no modelo de base. Ao lado dos faróis estão tomadas entradas e saídas de ar laterais adicionais; Os painéis tingidos diferenciam os faróis LED Matrix opcionais. As bolhas de quattro nos flancos enfatizam as protuberâncias pronunciadas sobre os arcos das rodas, que foram aumentadas em 15 milímetros.
A acentuação desportiva é garantida ainda pela inserção do difusor específico do RS, os tubos de escape oval do sistema de escape RS e o spoiler montado na superfície. O RS 5 Coupé traz de série jantes de 19 polegadas, 20 polegadas como opção. Os pacotes de aparência - preto brilhante, carbono e alumínio fosco - oferecem ainda mais opções de personalização. Com um comprimento de 4.7 metros, o novo Audi RS 5 Coupé é 74 milímetros mais longo.
O 2.9 motor TFSI V6 biturbo, que a Audi desenvolveu desde o início, oferece aumentos de potência e eficiência, bem como um som RS incomparável. Produz 331 kW (450 hp). O torque máximo de 600 Nm e está disponível entre as 1.900 e as 5.000 rpm. O modelo superior na família A5 vai dos 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e com a pacote opcional de aerodinâmica atinge uma velocidade máxima de 280 km/h. Em ciclo de testes NEDC, o novo biturbo V6 consome apenas 8,7 litros de combustível por 100 quilômetros, correspondendo a 197 gramas de CO2 por quilômetro. Este é um ganho de eficiência de 17% em relação ao modelo anterior. Outro fator de maior eficiência do novo RS 5 Coupé é seu peso, significativamente menor.
A energia do biturbo flui através de uma caixa tiptronic de oito velocidades, com ajuste desportivo, com tempos de mudança otimizados para a tração integral permanente quattro. A força motriz é distribuída de forma assimétrica pelos eixos (40:60), de forma a garantir a tração ideal para uma condução dinâmica, com a maior segurança possível. Como opção também colocar um diferencial desportivo traseiro. Em termos de suspensão, o RS Coupé oferece a suspensão desportiva RS com Dynamic Ride Control (DRC), travões em cerâmica e direção dinâmica com ajuste específico RS.