ACP-BP

Pub

Nissan aposta na mobilidade com emissões zero

| Revista ACP

Carlos Ghosn, da Nissan, anunciou no CES várias tecnologias inovadoras para a mobilidade com emissões zero e zero fatalidades.

Nissan CEO

O Presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn, anunciou no CES várias tecnologias inovadoras para a mobilidade com emissões zero e zero fatalidades.

"Na Nissan não criamos tecnologia só pela tecnologia. Nem reservamos as melhores tecnologias para os modelos mais luxuosos", afirmou Ghosn no seu discurso. "Desde o início que trabalhamos para trazer as tecnologias certas para toda a gama dos nossos veículos e para o maior número de pessoas possível. Para isso é necessário mais do que inovação, é preciso engenho. E é precisamente isso que oferecemos através da Mobilidade Inteligente da Nissan”, explicou.

De modo a acelerar a chegada dos veículos autónomos à estrada, o CEO da Nissan anunciou a introdução de uma tecnologia desenvolvida a partir de tecnologia da NASA: a 'Mobilidade Autónoma Simples' ou SAM. Esta SAM combina a inteligência artificial (IA) no veículo com o suporte humano para ajudar a que os veículos autónomos tomem decisões em situações imprevisíveis e construam o conhecimento da IA do veículo. Esta tecnologia que permitirá a milhões de automóveis sem condutores coexistirem com condutores humanos num espaço de tempo mais curto insere-se no conceito de Integração Inteligente Nissan.

Além dos avanços na estratégia de condução autónoma da Nissan, Ghosn anunciou também planos para lançar um Nissan Leaf com a tecnologia ProPilot de condução autónoma numa única faixa de autoestrada. Este novo Leaf beneficiará da liderança da Nissan em veículos elétricos, traduzida nos mais de 250.000 Nissan Leaf vendidos em todo o mundo desde 2010.

Ghosn afirmou que o novo LEAF chegará num futuro próximo, representando o capítulo seguinte da Energia Inteligente Nissan.

Nos automóveis conectados, que combinam a Condução Inteligente Nissan e a Integração Inteligente Nissan, aquele responsável anunciou que a Aliança Renault-Nissan continuará a sua parceria com a Microsoft para construir a geração seguinte de tecnologias de automóveis conectados. Na sua intervenção, demonstrou de que forma a tecnologia de assistente pessoal Cortana da Microsoft poderá tornar a condução mais produtiva e simples. A Cortana é uma das tecnologias que a Aliança e a Microsoft estão a explorar em conjunto.

Para suportar as políticas e o planeamento necessários para integrar estas tecnologias nas cidades do mundo, Ghosn anunciou uma nova parceria com a “100 Resilient Cities - Pioneered by The Rockefeller Foundation” (100RC), uma organização sem fins lucrativos que trabalha com o objetivo de ajudar as cidades a desenvolverem soluções para os desafios físicos, sociais e económicos. Em conjunto, a Nissan e a 100RC ajudarão as cidades a construir as bases para a condução autónoma, veículos elétricos e novos serviços de mobilidade. A Nissan é o primeiro parceiro automóvel da 100RC.

"Convidamos outros a que se juntem a nós, desde parceiros tecnológicos a empresas de comércio eletrónico, plataformas de serviços de transporte e de partilha de automóvel até empresários sociais que nos possam ajudar a testar e a desenvolver novos veículos e serviços e a assegurar que todas as pessoas podem ter acesso às mais recentes tecnologias e serviços capazes de adicionar valor às suas vidas", concluiu Ghosn.

scroll up