ACP-BP

Pub

Motor de nova geração equipa o Scénic e Grand Scénic

| Revista ACP

Com três níveis de potência, o novo bloco a gasolina Energy TCe melhora a condução com menos consumos e emissões de CO2.

Renault scenic_1920

Introduzido com o Scénic e Grand Scénic, e chegada a outros modelos no próximo ano, este motor tem mais binário e vai reduzir os consumos e emissões. Estará disponível com três níveis de potência e ligado a caixas manuais ou EDC.

A Renault apresentou um novo motor a gasolina, desenvolvido em colaboração com a Aliança (Renault, Nissan e Mitsubishi) e a Daimler. O novo bloco Energy TCe, de 1.3 litros e com turbo, promete melhores prestações, com diminuição dos consumos e menos emissões, proporcionando maior prazer de condução.

Este motor já equipa o Scénic e o Grand Scénic e em 2018 vai estender-se, progressivamente, outros modelos da marca francesa.

Submetido a mais de 40 mil horas de testes, o novo bloco Energy TCe 140 oferece 35 Nm adicionais de binário máximo (comparativamente ao anterior Energy TCe 130), disponíveis entre as 1,500 e 3,500 rpm. O motor também poderá ser encontrado com outros dois níveis de potência: 115 cv e transmissão manual; 160 cv com opção pela caixa de velocidades manual ou a automática EDC.

Outra novidade é uma tecnologia de variação de tempo das válvulas, que se adapta consoante a carga do motor. O resultado é maior binário em baixas rotações e uma disponibilidade superior e mais linear nos regimes mais altos.

scroll up