Hoje, 29 de março, é o último dia em que é possível testar um veículo autónomo do Grupo PSA pelas estradas da região parisiense, no âmbito do programa AVA “Autonomous Vehicle for All”.
Estes veículos estão equipados com funções de nível 3 (“eyes off”) e 4 (“mind off”), prefigurando o veículo completamente autónomo disponível após 2020.
Atualmente, as funções de assistência à condução inerentes ao programa AVA já estão disponíveis em vários modelos, como os Peugeot 208, 308, 2008, Traveller e também no novo Peugeot 3008, bem como nos Citroën C4 Picasso, C3 e Spacetourer na Europa; e no Peugeot 4008 e Citroën C6, na China.
A partir de 2018, as funções de condução automatizadas “sob vigilância do condutor” irão constituir a 2ª fase do programa AVA “Autonomous Vehicle for All”, com determinadas funções de nível 2 a serem lançadas no DS 7 Crossback.
Finalmente, a partir de 2020, o Grupo PSA vai introduzir no seu programa de condução autónoma as funções “hands off” e depois “eyes off”, de nível 3.
O Grupo PSA é o primeiro a ter testado o veículo autónomo em estrada aberta em França, num processo iniciado em julho de 2015 e o primeiro a realizar experiências com indivíduos ditos “não especialistas” ao volante, desde março de 2017.
Entretanto, o piloto de ralis, Sébastien Loeb também já participou nesta ação do grupo francês ao volante de um veículo autónomo.
Os testes do programa AVA "Autonomous Vehicle for All" da PSA que arrancaram no início do corrente mês de março irão continuar até ao final de junho com o público em geral.