ACP-BP

Pub

Combustíveis sintéticos são o novo desafio da Porsche

| Revista ACP

Depois da eletrificação, os eFuels são o próximo passo para a marca alemã tornar os seus carros mais sustentáveis.

Porsche-840

Para a Porsche, a mobilidade mais sustentável não se faz apenas com veículos elétricos. Apesar de ter lançado este ano o Taycan, o seu primeiro modelo totalmente elétrico, prever lançar em breve uma versão também elétrica do Macan e de já ter disponíveis vários modelos híbridos Plug-in, o construtor alemão que em 2025 que ver metade da sua produção 100% elétrica, considera que existem outras alternativas igualmente amigas do ambiente como a utilização dos combustíveis sintéticos - os chamados eFuels, produzidos a partir de C02 e hidrogénio.

“As coisas estão a mudar rapidamente e estão a surgir muitas novas regulamentações em todo o mundo que vão transformar ainda mais o setor automóvel”, afirma Detlev von Platen, Diretor de Vendas e Marketing, da Porsche.

Ainda segundo aquele responsável, “o objetivo da Porsche é cumprir os compromissos estabelecidos pelo Acordo do Clima de Paris antes do prazo. Também, vemos nos eFuels uma forma de reduzir o impacto ambiental dos veículos de combustão interna”.

Os combustíveis sintéticos já foram experimentados no passado mas foram perdendo expressão com o passar do tempo. Agora, a Porsche quer influenciar essa nova geração de especificações de combustível sintético para garantir que o eFuel funcione dentro dos motores de desempenho da marca.

“Já iniciámos um programa piloto que aborda a industrialização desse combustível para o tornar mais acessível, pois ainda é muito caro em comparação com os combustíveis fósseis”, adianta von Platen. “Se isso funcionar no futuro, podemos ter algo que vai acelerar a sustentabilidade além da tecnologia baseada nas baterias elétricas”, conclui.

scroll up