A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, 13 de outubro, a campanha “Viaje sem Pressa”, dedicada aos riscos associados à velocidade. A iniciativa decorre até 19 de outubro e é a décima das onze campanhas do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2026.
À semelhança das restantes campanhas do PNF 2026, esta ação integra duas componentes. Uma focada em ações de sensibilização asseguradas pela ANSR e a outra centrada em operações de fiscalização efetuadas pela GNR e PSP.
Entre 2023 e 2025, os acidentes associados à velocidade excessiva para as condições existentes provocaram 154 mortes e 563 feridos graves, segundo dados da ANSR. Estes números representam vidas perdidas e pessoas que sofreram lesões graves e evidenciam as consequências que podem resultar da adoção de uma velocidade inadequada às condições existentes.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Quanto maior a velocidade, maior é a distância necessária para imobilizar o veículo e mais graves podem ser as consequências de um acidente. Mesmo dentro do limite indicado na sinalização, pode ser necessário abrandar: quando chove, a visibilidade é reduzida, o trânsito é mais intenso ou existem pessoas a atravessar a estrada.
A campanha terá cinco ações conjuntas no território continental. As equipas da ANSR vão sensibilizar os condutores para comportamentos que contribuem para uma condução mais segura, em simultâneo com operações de fiscalização da GNR e da PSP. A iniciativa inclui também ações de comunicação nos meios digitais.
Planear a viagem com tempo, não tentar compensar um atraso no acelerador, respeitar sempre os limites de velocidade, ajustar a velocidade ao trânsito, ao estado da estrada e às condições meteorológicas, abrandar junto de escolas, passadeiras e locais com peões ou ciclistas e manter uma distância de segurança que permita reagir e imobilizar o veículo em segurança, são os apelos que no terreno as entidades vão fazer aos condutores durante os dias da campanha.