ACP-BP

Pub

BMW junta-se ao clube do hidrogénio

| Revista ACP

A marca bávara iniciou testes de uso quotidiano num modelo X5 e pretende lançar uma série limitada já em 2022.  

bmw-hydrogen-fb

O grupo BMW já começou a testar veículos com pilha de combustível a hidrogénio em condições de uso quotidiano nas estradas europeias. Os protótipos do BMW i Hydrogen NEXT vão testar a eficácia deste tipo de motorizações livres de emissões, em combinação com uma análise à tecnologia de chassis específica do modelo e ainda os sistemas eletrónicos do veículo. A marca alemã junta-se assim ao clube das várias marcas que estão a desenvolver esta tecnologia. 

O BMW i Hydrogen NEXT é um veículo elétrico puro que usa hidrogénio como combustível, convertendo-o em eletricidade a partir de uma pilha de combustível. A base desta tecnologia é fornecida pela Toyota.

O programa de testes lançado recentemente abrirá o caminho para a BMW apresentar um modelo de série mais limitada com esta tecnologia sustentável, desenvolvida com base no BMW X5, no final de 2022. Testes de estrada vão proporcionar uma experiência prática no uso desta tecnologia sustentável.

A tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria dentro da estratégia flexível da BMW. Para muitos fabricantes, é uma alternativa atraente para motorizações elétricas - especialmente para os automobilistas que não têm garagem ou llocal privado para carregar ou que fazem viagens longas.

Tal como num carro com motor térmico convencional, o tanque de hidrogénio do BMW i Hydrogen NEXT também pode ser abastecido em três a quatro minutos com a garantia de uma autonomia de várias centenas de quilómetros em todas as condições climátéricas. Os testes de estrada da BMW concentraam-se na eficiência, segurança, conveniência, fiabilidade e prazer de condução.

scroll up