O sistema de travagem de emergência que integra o equipamento de série do Audi Q2 mereceu a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes Euro NCAP.
Trata-se de um sistema que examina se outros veículos ou peões estão no percurso do veículo e, em caso de colisão iminente, avisa o condutor iniciando de seguida a travagem automática de emergência.
Mas os novos Audi A5 Coupé e A5 Sportback que também estão equipados com este sistema de travagem, disponibilizam ainda o Audi pre sense city, de série, que ajuda os condutores destes modelos a evitar acidentes. A velocidades até 85 km/h, o sistema analisa os outros veículos e peões através da câmara montada no pára-brisas, com um alcance de mais de 100 metros.
Se detetar uma colisão iminente, o condutor é alertado por uma série de avisos e, se necessário, o veículo inicia a travagem. A velocidades até 40 km/h, os acidentes podem ser completamente evitados dentro dos limites do sistema. A velocidades mais elevadas (até 85 km/h), avisos e intervenção na travagem reduzem consideravelmente a velocidade de impacto.
O Audi A5 também oferece uma extensa lista de outros sistemas de assistência; por exemplo, o Assistente anti-colisão ou o Assistente de viragem. Enquanto o Assistente anti-colisão ajuda o condutor a contornar um obstáculo, o Assistente de viragem monitoriza o trânsito em sentido contrário auxiliam num cruzamento. Numa situação de perigo, imobiliza o veículo, evitando o embate frontal.
O Euro NCAP analisa o desempenho de novos modelos de automóveis desde que foi criado, em 1997. Para simular melhores as condições de acidentes numa situação real, este consórcio é cada vez mais exigente nos requisitos de segurança em termos de colisão.