Stellantis volta a apostar no diesel

| Revista ACP

Stellantis está a relançar modelos a diesel na Europa numa mudança estratégica motivada pelo fraco desempenho dos elétricos e interesse contínuo dos clientes.

Gama Stellantis

O grupo automóvel, dono de marcas como Citroën, Fiat, Peugeot, Opel e Jeep, começou no final de 2025 a oferecer novamente versões a diesel de pelo menos sete modelos.

Entre estes incluem-se propostas como os Peugeot 308 e Rifter, o Opel Astra ou o Citroën Berlingo.

A decisão surge num contexto em que as vendas de carros elétricos não atingiram as expectativas e em que as regras europeias sobre emissões foram suavizadas, permitindo que motores a combustão se mantenham no mercado por mais tempo.

Embora os veículos a diesel representassem mais de metade das vendas de carros novos na Europa em 2015, a quota caiu para 7,7% em 2025, enquanto os elétricos alcançaram 19,5%.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Muitos fabricantes abandonaram o diesel, mas a Stellantis vê neste segmento uma vantagem competitiva face aos rivais chineses, especializados em veículos elétricos, e uma alternativa mais económica para os consumidores.

Nos Estados Unidos, onde o grupo também tem presença significativa, a tendência de recuo dos elétricos é reforçada por políticas recentes que enfraqueceram normas de emissões e até conduziram ao fim da obrigatoriedade do Start & Stop.

Recorde-se que recentemente a Stellantis relançou modelos populares com motores a combustão, como o Jeep Cherokee com motor V8, e introduziu até uma versão híbrida a gasolina do Fiat 500, um modelo que originalmente estava planeado ser apenas elétrico.

Segundo a empresa, a aposta no diesel responde a uma procura consistente dos clientes e permite oferecer mais opções de motorização, mantendo a Stellantis competitiva num mercado cada vez mais desafiante para os elétricos.

scroll up