ACP-BP

Pub

O mundo continua a preferir automóveis de cor branca

| Revista ACP

A cor branca permanece no top das preferências, seguindo-se o preto e o cinza. Nos últimos lugares estão o amarelo ou verde.

Volkswagen GTE

Todos os anos a Axalta, uma das principais fornecedoras de tintas para a indústria automóvel faz sair um relatório dando conta das preferências em matéria de cores dos automóveis.

O estudo de 2017 mostra que os gostos se mantém quase inalteráveis com as cores neutras a liderem as preferências, sendo o branco a cor favorita a nível mundial com 39%, contra 37% em 2016. Logo a seguir vem a cor preta (16% contra 18% das escolhas registadas no ano passado) e a cinza e a prata, ambas com 11%, exatamente como em 2016.

A cor azul, vermelha e castanha compõe as seguintes escolhas preferenciais, representando 10%, 6% e 4%, respetivamente. Em 2016, todas elas conquistaram os mesmos 6% nas preferências.

Os resultados mostram ainda que a proporção adquirida pela cor amarela e verde é de 1%, e que “outras” obtiveram igualmente 1%.

Na Europa, o branco também se encontra no top das preferências (25% contra 27% em 2016), um valor que aumenta na Ásia para os 52% e em África e América do Sul para os 49% e 41%, respetivamente.

O cinza é a cor mais popular no velho continente do que em qualquer outra região, com 20% (contra 17% em 2016), mas que em África regista mais três pontos percentuais atingindo os 23%. Na América do Norte, o azul é a cor que regista um crescimento na popularidade, mais 6%, totalizando 16%.

scroll up