Carlos Barbosa eleito presidente do Clube dos Fundadores da FIA

Organismo internacional celebra o automóvel e a sua história em todas as suas vertentes

ACP-Noticias-Carlos-Barbosa-Clube-Fundadores-FIA

O presidente do Automóvel Club de Portugal foi eleito presidente do Clube dos Fundadores da FIA, organismo que reúne 13 clubes da Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Portugal, Rússia, Espanha, Suíça e EUA.

“Num mundo em constante mudança, é muito importante não esquecer de onde viemos. É preciso marcar a evolução do automóvel, recordar os seus pioneiros e manter preservado o interesse dos veículos históricos ”, afirmou Carlos Barbosa, no primeiro encontro do clube a que presidiu, em Bad Homburg, na Alemanha. Desde a sua fundação, em 1904, a FIA acompanha e influencia o desenvolvimento do automóvel em todas as suas formas, na estrada e no desporto.

Com o objetivo de comemorar o legado e a história do automóvel, o Clube dos Fundadores da FIA organiza anualmente a FIA Heritage Cup, premiando eventos ou personalidades que demonstram uma paixão exemplar pela preservação do legado histórico do automobilismo. “O automóvel faz parte da sociedade há 120 anos e merece ser reconhecido, protegido e, acima de tudo, celebrado. A FIA Heritage Cup é a melhor forma de fazer isso.”, sublinha Carlos Barbosa.

No ano passado, na habitual cerimónia de entrega de prémios em dezembro, coube à Sports Car Racing Association of the Monterey Peninsula pela prova Rolex Monterey Motorsports Reunion, realizada no circuito de Laguna Seca. A escolha é feita com base nas sugestões das entidades da comunidade FIA de todo o mundo, visando premiar os esforços das organizações de provas e eventos que promovam e preservem a história do automóvel.


in Revista ACP | Fevereiro 2019

scroll up