Família Ceed da Kia foi ampliada com a chegada do fator X

|AUTOCLUBE

Um carro diferente e feito de raiz, que quer ser alternativa aos SUV. O XCeed assume-se como um crossover desportivo.

KIA X_Ceed_abertura

Um cocktail de design bem conseguido, coloca o XCeed entre o hatchback e o shooting break (Proceed), modelos já consagrados na família Ceed. O caminho do Ceed até encontrar o fator X, que conta com uma carroçaria especifica, foi trilhado por diversos sucessos, com a escolha do design a enquadrar a mais recente criação da Kia como um crossover de mérito próprio, que quer fugir à moda SUV, embora seja difícil não aproximar os dois conceitos.

O XCeed reflete bem o dinamismo da Kia que oferece uma gama completa de produtos, fortalecida por ofertas para todos os gostos. A quarta carroçaria da família Ceed, a mais importante para a Kia, faz com que o novo modelo cresça em comprimento, largura e altura em relação ao Ceed hatchback, contando inclusivamente com maior altura ao solo que o Sportage.

Em termos estéticos estamos perante um produto bem conseguido, com ares desportivos, um tejadilho em formato coupé, um capot alto e uma traseira robusta, onde se destacam também as atraentes óticas dianteiras e traseiras. No interior destaca-se um novo painel digital de alta definição e grafismo exclusivo, com o XCeed a exibir também uma bagageira com lisonjeiros 426 litros de capacidade.

A Kia Portugal criou uma gama exclusiva que conta com dois níveis de equipamento, denominados Drive e Tech. O destaque começa desde logo no primeiro dos dois patamares, o Drive, no qual já são fornecidas de série dotações como os faróis full led, jantes de 18 polegadas, estofos em tecido e pele e um conjunto de equipamentos de ajuda à condução, tais como alerta de colisão frontal ou o lane keeping assist. No nível de topo, o Tech, o utilizador pode encontrar, de série, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o novo monitor central com navegação e múltiplas ligações Bluetooth de 10,25 polegadas, para além da abertura inteligente do porta bagagens.

Em relação a motores, o XCeed está disponível com duas opções a gasolina e duas diesel. Tudo começa no propulsor a gasolina 1.0 Turbo de 120 cv, subindo depois a fasquia para o 1.4 que debita 140 cv de potência, podendo contar com caixa automática de 7 velocidades. Na opção diesel, a base é o bloco 1.6 CRDi, que pode contar com 115 cv ou 136 cv, neste caso também com a caixa automática 7DCT em opção.

Com lançamento nacional a 19 de outubro, o Kia Xceed conta com generosas campanhas de lançamento, de 4.750€ para as versões a gasolina e 5.300€ para os diesel, o que faz com que o XCeed 1.0 T a gasolina arranque nos 21.990€ e o diesel nos 26.840€, preços que se situam entre a carrinha Ceed e o shooting break ProCeed. A opção pela caixa automática de 7 velocidades é de 2.000€.

scroll up