A recente linguagem da Opel através do novo Astra

|AUTOCLUBE

Um novo sorriso de marca, linhas puras e marcantes com um interior simples e eficiente definem a 12ª geração do Astra.

Opel-Astra-1-900

O Opel Astra conta com uma extensa viagem de transformação ao longo de onze gerações, para já não falar nos tempos do primeiro Opel Kadett, lançado em 1936, modelo que viria dar origem ao Astra. Com uma frente identificativa, já divulgada no novo Opel Mokka, e que será no futuro o semblante dos modelos da marca, o novíssimo Astra só vai chegar a Portugal durante o primeiro trimestre do próximo ano, embora a rede de concessionários Opel já esteja a aceitar encomendas.

O Astra chega com a carroçaria hatchback de cinco portas e durante o segundo trimestre de 2022 entra no mercado nacional a familiar e elegante carrinha Astra Sports Tourer. Para 2023 está agendado o lançamento do Astra-e, totalmente elétrico. Mais largo e com maior distância entre eixos, o novo Astra oferece uma bagageira com uma capacidade de 422 litros (1250 litros com os bancos rebatidos) e mais espaço interior, onde a qualidade de materiais, os novos bancos e a ergonomia estão em destaque.

Em relação a motorizações, o Astra oferece potências entre os 130 e os 225 cavalos. As motorizações híbridas assentam num bloco a gasolina de 1,6 litros, com potências de 180 cv e 225 cv, enquanto o motor de três cilindros a gasolina de 1,2 litros turbo tem 130 cv de potência, podendo contar com caixa manual de seis velocidades, ou automática de oito relações. A motorização diesel não foi esquecida, com o bloco de 1,5 litros turbo a oferecer igualmente 130 cv, com caixa manual ou automática. O novo Opel Astra arranca nos 25.600€ para a motorização 1.2 a gasolina com caixa manual de seis velocidades.

O novo Astra foi desenvolvido com base na terceira geração da versátil arquitetura multienergia EMP2, integrando todo o ADN da Opel desde os primeiros esboços. Isto significa que o comportamento do compacto alemão é tão sereno quanto dinâmico e que o novo Astra conta com um excelente desempenho a alta velocidade, o que foi um objetivo primordial do processo de desenvolvimento. A rigidez da estrutura da carroçaria do novo Astra é 14% superior à do modelo anterior.

scroll up