Tänak entra melhor no Ártico

|AUTOCLUBE

Estónio da Hyundai foi quem melhor se deu com os primeiros 62,10 km cronometrados que marcaram as estreia no WRC a Norte do Circulo Polar Ártico.

Tanak-Artic-01

Ott Tänak não deu qualquer hipótese aos rivais no arranque da segunda jornada do Campeonato do Mundo de Ralis. O estónio da Hyundai entrou muito forte no Rally do Ártico e assinou o melhor tempo nas duas classificativas hoje propostas ao pelotão do Mundial que, com esta prova, acaba por fazer duas visitas à Finlândia nesta temporada. Uma prestação que lhe vale a liderança com um tempo total de 31m50,7s.

Atrás dele, a 16,2s de distância surge Craig Breen. O irlandês surpreendeu ao levar o segundo Hyundai ao intermédio do pódio, ainda para mais porque os especialistas apontavam outros favoritos. Seja como for, com um segundo e um terceiro lugar nos dois troços, Breen acabou por superar um dos que muitos consideram como forte candidato à vitória, Kalle Rovanperä.

A correr em casa, a jovem estrela do Campeonato do Mundo de Ralis, começou por levar o Yaris ao terceiro posto logo após a primeira passagem pelos 31,05 km de Sarriojärvi. Não satisfeito, aumentou o ritmo aquando da segunda passagem para terminar com o segundo registo, garantindo assim o mais baixo do pódio ao final do primeiro dia, a 20,4s da frente.

Em quarto, a mais 9,4s de Rovanperä, terminou Thierry Neuville, fazendo com que fossem três os i20 nos quatro primeiros. Logo atrás do belga, a 2,2s de distância e a fechar o Top 5, ficou Elfyn Evans com o segundo Yaris.

Em sexto ficou o segundo melhor piloto da casa e o melhor representante da Ford, Teemu Suninen, seguido de Takamoto Katsuda, do filho do antigo Campeão do Mundo de Ralis Petter Solver, Oliver Solberg que se estreia com um i20 WRC privado, e Sébastian Ogier. O Campeão do Mundo da Toyota não se deu muito bem com este primeiro contacto com a neve polar, terminando a uns distantes 49,8s da frente.

A fechar a lista dos 10 primeiros ficou Gus Greensmith, da Ford, já a 1m05,8s de Tänak.

scroll up