Tänak de regresso à frente de um rali na Catalunha

|AUTOCLUBE

Estónio da Toyota entrou ao ataque na Catalunha e lidera penúltima prova da temporada.

Depois do desaire no Rally de Inglaterra, onde somou apenas quatro pontos pelo segundo lugar conseguido no Power Stage, Ott Tänak está de regresso à liderança de um rali. O estónio do Toyota Yaris WRC começou por ser terceiro na Super Especial, mas passou para a liderança da prova logo na classificativa seguinte.

Sempre muito forte, e com os principais rivais na corrida ao título a depararem-se com alguns contratempos, Tänak não sentiu grandes dificuldades para manter a liderança da prova e terminar o dia com 26,8s de vantagem sobre Dani Sordo.

O espanhol da Hyundai, por seu lado, teve um início mais modesto, mas também ele não tardou a subir na classificação e, granas a prestações consistentes e isentas de problemas, o piloto da casa acabou por chegar ao intermédio do pódio precisamente na última classificativa do dia.

Enquanto isso, Elfyn Evans está a levar a cabo um rali com alguns altos e baixos. Após ter sido quinto na Super Especial, o piloto do Ford Fiesta WRC iniciou uma escalada na classificação geral para chegar à segunda posição ao cabo de quatro troços, mas depois começou a perder ritmo ao ponto de ceder e descer para terceiro, mas a apenas 2,9s de Sordo.

Às portas do pódio está o regressado Sébastien Loeb. O gaulês é o melhor representante da Citroën ao colocar o C3 WRC no quarto lugar e a meros 0,5s do terceiro posto. Margem demasiado curta que deixa antever luta muito renhida e eventual regresso ao pódio do antigo Campeão do Mundo de ralis.

Mais longe, a fechar o Top 5, está Jari-Matti Latvala. O finlandês da Toyota aumentou o andamento na fase final do dia de hoje para ascender ao quinto lugar.

Enquanto isso, o líder do Campeonato do Mundo Thierry Neuville sentiu alguns problemas. A escolha de pneus pode não ter sido a mais acertada e o facto de ter tido de limpar a estrada também não ajudou, pelo que acaba por não ser de estranhar o nono posto da geral que ocupa neste momento, a 59,7s da frente.

Já Sébastien Ogier ocupa o sétimo lugar. O piloto do Ford Fiesta WRC também não teve dia muito positivo, perdendo posições ao longo de toda a etapa para terminar 39,4s do líder e com cerca de 20 segundos de vantagem para o belga.

scroll up