Só deu Tänak do regresso do WRC na Estónia

|AUTOCLUBE

A correr em casa, Ott Tänak marcou o regresso do WRC com a primeira vitória do ano.

Tanak-EST03

O regresso do Campeonato do Mundo de Ralis deste fim-de-semana fez-se com a estreia da Estónia, o 30º país a receber o Mundial, e com o piloto da casa e Campeão do Mundo Ott Tänak a regressar às vitórias.

Com o pódio praticamente definido desde ontem, o piloto da Hyundai optou hoje por controlar a vantagem na frente da classificação e levou a cabo uma etapa muito tranquila, com apenas dois segundos lugares como melhores resultados conseguidos ao longo das seis especiais propostas.

Prestação semelhante teve o colega de equipa Craig Breen. O irlandês, que já ontem era um confortável segundo, limitou-se a levar o carro até final, como lhe competia, dando à Hyundai a dobradinha. Ainda assim, Breen foi perdendo terreno para Sébastien Ogier ao longo do dia, principalmente no Power Stage, onde viu a vantagem cair de dois para um digito. No final, o irlandês terminou 22,2s de Tänak e com apenas 4,7s de margem sobre o rival francês.

Uma diferença que mostra bem as intenções de Ogier neste derradeiro dia de prova. Depois de ter arrancado com um atraso de 17 segundos para Breen, e após ligeira perda de tempo na SS13, o piloto da Toyota atacou forte, assinando ainda duas vitórias em especiais, na tentativa de chegar ao intermédio do pódio. Contudo, Ogier não conseguiu encontrar os argumentos necessários e teve de se contentar com o terceiro lugar.

Elfyn Evans (Toyota) foi quarto, enquanto Kalle Rovanperä (Toyota), que venceu as duas últimas especiais do Rally Estónia, fechou a lista dos cinco primeiros.

scroll up