Sam Sunderland vence e sobe a segundo da geral

|AUTOCLUBE

Britânico assinou primeira vitória no Dakar deste e sobe a segundo da geral. Rodrigues continua à porta do Top 10 da geral.

SS11-Sunderland

Sam Sunderland assinou, finalmente, uma vitória numa especial do Dakar neste que foi o penúltimo dia de competição e que ligou Al-Ula a Yanbu num total de 511 km cronometrados. O piloto da KTM ganhou posições de forma gradual para ascender à liderança sensivelmente a meio da etapa e por aí se manter até final para terminar com um tempo de 4h35m12s.

Atrás dele, a 2m40s, terminou Pablo Quintanilla. O homem da Husqvarna regressou assim ao pódio depois de ter sido terceiro na segunda etapa. O chileno, que largou de 15º, ainda chegou a liderar a especial, mas ao km 215 acabou por se ver batido por Sunderland.

Enquanto isso, o líder da geral Kevin Benavides garantiu o mais baixo do pódio e fez com que fossem três as marcas presentes no Top 3 desta tirada de quinta-feira. O argentino da Honda, que também chegou a liderar a classificativa, teve um dia de altos e baixos e só garantiu a terceira posição ao cair do pano, terminando com um atraso de 6m24s para a frente.

Já Joaquim Rodrigues teve um dia mais complicado. O português, que é o melhor da geral, foi 18º, a 37m30s de Sunderland, vendo-se batido pelo colega de equipa na Hero Sebastian Bühler, que foi 12º (+23m49s) e por Rui Gonçalves, que foi 14º com a Sherco (+27m06s).

Em termos de geral, a liderança continua nas mãos de Benavides, agora com 4m12s de vantagem para Sunderland, e com 7m13s de margem sobre Brabec. Margens que fazem com que amanhã ainda se possa vir a assistir a reviravoltas na liderança.

Rodrigues é 11º, a pouco mais de quatro minutos do Top 10, enquanto Bühler ocupa o 15º posto e Gonçalves é 20º.

scroll up