ACP-BP

Pub

Paulo Gonçalves vence penúltima etapa do Dakar

| Revista ACP

Piloto português ditou o ritmo ao longo de todo o dia para vencer a tirada que ligou San Juan a Río Cuarto.

Paulo Gonçalves

À 11ª Etapa do Rally Dakar de 2017 Paulo Gonçalves conseguiu, finalmente, impor a sua lei. O português da Honda ditou o andamento praticamente desde o início dos 288 km cronometrados. Oitavo à partida para a especial, Gonçalves passou WP1 na segunda posição, a meros 11 segundos do então mais rápido, o francês Adrien van Beveren (Yamaha), mas depressa passou para a frente. No waypoint seguinte já detinha a liderança, com 30 segundos de vantagem sobre o gaulês e daí até final mais ninguém o travou.

O colega de equipa Joan Barreda Bort ainda tentou apanhar o português, mas não conseguiu. Ainda assim, o espanhol conseguiu anular mais de dois minutos de atraso que tinha para Gonçalves ao longo da classificativa para terminar na segunda posição a 1:09. Atrás dele acabou por terminar Beveren, que perdeu o intermédio do pódio de hoje no penúltimo WP.

Hélder Rodrigues (Yamaha) começou por rodar em oitavo, mas foi perdendo tempo para os da frente e acabou por concluir o dia em 13º (+16:46), seguido logo de Joaquim Rodrigues (Hero Speedbrain), que ficou a 19:09 da frente.

Em termos de geral, a liderança continua a cargo de Sam Sunderland (KTM), enquanto Gonçalves subiu a sexto.

scroll up