ACP-BP

Pub

Ott Tanak ao ataque na Sardenha é líder destacado

| Revista ACP

O piloto da Toyota venceu todos os troços do dia e já conta com uma vantagem confortável para Sordo e Suninen.

TANAK 2_Italia

Um dia fantástico para o piloto estónio da Toyota que fez o pleno nas seis especiais de hoje e salta para a liderança destacada do Rali de Itália, com uma vantagem de 25,9 segundos para o Hyundai de Dani Sordo e 42,9 segundos para o Ford de Teemu Suninen. Tanak marcou a diferença com um dia verdadeiramente diabólico e sem problemas para o Toyota, retirando a liderança a Sordo, que agora terá de se preocupar muito mais em defender a 2ª posição para a Hyndai, perante um eficiente Suninen que ocupa o 3º lugar do pódio com o Ford Fiesta a 17 segundos do espanhol.

Depois da vitória no Vodafone Rally de Portugal, Ott Tanak prepara-se agora para vencer na Sardenha, embora ainda faltem os 4 troços de amanhã, para que se possam fazer as contas finais. Bastante longe do pódio está o outro Ford Fiesta tripulado por Elfyn Evans, no 4º lugar já a 1m25,4 do líder, mas que terá de se defender do Hyundai de Andreas Mikkelsen, que está a 1m33,3 de Tanak, mas apenas a 7,9 segundos de Evans, sendo esta a luta mais apertada no topo da tabela classificativa.

Kris Meeke teve um furo no Toyota durante o último troço do dia, caindo na classificação geral. Agora o 6º lugar pertence a Thierry Neuville, que está a uns distantes 2m32,4 do comandante e já a um minuto do seu colega Mikkelsen da Hyundai. A 7ª posição é agora ocupada pelo Citroen de Esapekka Lappi, que conta com quase um minuto de vantagem para Meeke que é agora o 8º da classificação geral já a 3m53,3 de Ott Tanak.

Com Ogier e Latvala fora das contas dos pontos, devido aos problemas de ontem, Haninen no 4º Toyota ocupa o 9º lugar da geral, à frente dos candidatos à vitória na categoria WRC 2. Aqui o domínio vai para a Skoda e para o jovem Kalle Rovanpera que está no 10º lugar da geral, contando com uma vantagem de 26,1 segundos para Jan Kopecky também em Skoda Fabia R5. O japonês Katsuta é o 3º na categoria WRC 2, mas já a quase dois minutos de Rovanpera.

Para amanhã estão agendadas as derradeiras classificativas na Sardenha, com passagens duplas por Cala Flumini com 14 km e por Sassari com apenas 6,89 km, mas com o aliciante da última ser a Power Stage, onde todos procuram os saborosos pontos adicionais.

scroll up