ACP-BP

Pub

Vitória na Suécia dá liderança a Neuville

| Revista ACP

Depois de ter começado a época em quinto, o vice-Campeão mostrou na Suécia que quer lutar pelo título.

suecia3 destaque_1

Thierry Neuville esteve magistral nesta segunda ronda do Campeonato do Mundo de Ralis. O piloto da Hyundai acabou por ser o que melhor lidou com as exigentes condições de neve no Rally da Suécia para assinar a primeira vitória da época e sétima da carreira depois de liderar a geral desde a terceira classificativa.

A vantagem que detinha à partida para este último dia de prova era tal que se pôde dar ao luxo de rodar de forma bem mais cautelosa na primeira especial da manhã para depois apresentar um ritmo mais forte e garantir o triunfo que lhe vale também a subida à liderança do Campeonato do Mundo.

Enquanto isso, atrás dele ficou Craig Breen. O irlandês foi o único capaz de fazer frente e de estragar o pleno da Hyundai ao colocar o Citroën C3 WRC no segundo posto, o que se traduziu no melhor resultado da carreira e o segundo pódio desde o terceiro lugar assinado na Finlândia em 2016.

No degrau mais baixo do pódio, e a pagar caro o pião na SS10, ficou Andreas Mikkelsen. O norueguês da Hyundai ainda chegou a ameaçar o colega de equipa Neuville no sábado, mas acabou por ter de se contentar com o terceiro lugar, isto depois de também ele ter tido de se defender dos intentos de Hayden Paddon.

O neozelandês da Hyundai também esteve muito forte, mas não encontrou os argumentos necessários para se impor a Mikkelsen e acabou por concluir a prova na quarta posição.

A subir no último dia esteve Esapekka Lappi. O finlandês confirmou-se como o mais forte da armada da Toyota nesta segunda jornada ao ganhar uma posição no início deste domingo para ascender ao Top 5 depois de ter superado Mads Østberg, que acabou por levar o Citroën C3 WRC ao sexto lugar final.

Jari-Matti Latvala (Toyota), Teemu Suninen (Ford), Ott Tänak (Toyota) e Sébastien Ogier (Ford) completaram o Top 10

Com os dois primeiros do Rali de Monte Carlo a terem uma jornada para esquecer, a tabela de classificação do Campeonato do Mundo acabou por sofrer várias alterações. Neuville é agora o novo líder com 41 pontos, seguido de Ogier (31) e com Latvala a fechar o Top 3 (23).

scroll up