ACP-BP

Pub

Rally de Portugal Histórico termina este sábado

| Revista ACP

A prova do ACP, que se disputa entre o norte e o centro do País, reuniu 63 automóveis dos quais 12 são portugueses.

RPH-900

Este ano o Rally de Portugal Histórico regressou à estrada. A prova do ACP que ainda está a decorrer, teve partida dos jardins do Casino Estoril no passado dia 5, tendo pela frente cerca de 2.000 km de percurso e quatro etapas, com passagem pelo centro e norte do País. A prova que termina sábado, dia 9 de outubro, mas ainda vai levar os participantes com carros datados entre 1946 e 1986 a enfrentar a etapa noturna de Sintra, um dos momentos mais aguardados tanto para concorrentes como para o público em geral.

Muitas das máquinas que escreveram algumas das melhores páginas do Rally de Portugal do passado voltaram a aquecer os corações dos muitos entusiastas que acompanham o Rally de Portugal Histórico. Modelos como os emblemáticos Porsche 911, Jaguar E-Type, Lancia Fulvia, BMW 2002, Mercedes SLC, Ford Escort, Renault 11 ou 5 GT Turbo, entre tantos outros, prometem proporcionar verdadeiras viagens no tempo a quem os conduz, mas também a quem assiste à sua passagem. Entre o mais antigo Volvo PV 544 de 1957 e o mais recente Porsche 924 S, de 1986, vagueiam 29 anos de história e, certamente, muitas emoções.

As 63 equipas inscritas, das quais mais de 80% estrangeiras, dão ao Rally de Portugal Histórico uma projeção marcadamente internacional, com concorrentes de nove diferentes nacionalidades (Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Letónia, Lituânia, Rússia e Suíça), onde o contingente francês, composto por 33 formações, sobressai.

Uma vez mais, esta prova do ACP faz jus à sua reputação de seletivo e duro, ou não tivesse passagem marcada por Arganil, Montalto, Aguieira e muitas outras emblemáticas zonas, onde a história do Rally de Portugal deixou a sua marca. Nesse contexto, ainda que não integre o programa oficial da prova, merece igualmente destaque o reviver do slalom no Circuito do Estoril. Haverá uma espécie de festa de encerramento marcada para sábado, no âmbito do evento Estoril Classics, onde podem participar equipas que não tenham estado à partida do Rally de Portugal Histórico.

Estoril Classics reune lendas do automobilismo

Entre 8 e 10 de outubro, o Estoril Classics volta a animar o Circuito do Estoril com a presença dos carros, motos e competições de clássicos mais importantes do mundo. Este evento que já vai na sua 5ª edição, é o único do género a reunir cinco disciplinas de Automóveis Clássicos no mesmo local: Fórmula 1, Rally, Sports Cars, Concurso de Elegância e GT’s.

No Circuito do Estoril vão estar presentes os Fórmula 1 Clássicos que tanto fazem sonhar os adeptos da modalidade. Também os protótipos de Le Mans estarão novamente presentes, com três corridas para as décadas de 1970’s, 80’s e 2000. Juntam-se a estas históricas máquinas de competição, alguns dos mais prestigiados Grande Turismo, como os Ferraris 250 SWB ou Jaguar E-Types, modelos que competiram no Circuito de Cascais, nos anos 60. Outro regresso em destaque será a presença dos Capri RS3100 e BMW CSL similares aos que o circuito recebeu nas provas do Europeu da especialidade no final da década de 70. Fora da pista, o Concurso de Elegância ACP vai estar presente com uma exposição de seis carros que irão ser apreciados dentro de uma única categoria. Espera-se que em 2022, este evento regresse ao seu figurino original.

scroll up