ACP-BP

Pub

Tubarão da Ferrari vale dez milhões de euros

| Revista ACP

Nos anos 50, a marca italiana fez um barco de corrida com motor V12 com que bateu o recorde de velocidade sobre a água.

Ferrari-Arno-XI-840

Que Enzo Ferrari era obcecado pelo automobilismo de competição não é novidade e no início dos anos 50 foi convencido a construir um barco de corrida para conquistar o recorde mundial de velocidade… também no mar.

Foi assim que em 1952 surgiu este projeto único no género da marca italiana: o Ferrari Arno XI. O super barco não desiludiu ao ter estabelecido, justamente, o recorde de velocidade na classe de 800 kg, que não é quebrado há mais de 70 anos.

Para atingir este brilhante resultado, a Ferrari equipou o Arno XI com um motor V12 da Scuderia, supostamente com mais de 500 cv, capaz de atingir os 240 km/h. Como todos os carros de corrida da época da marca, este barco também apresenta um design aerodinâmico, que no caso foi inspirado num tubarão.

Considerado muito raro, este barco da Ferrari que tem passado por várias mãos ao longo da vida, está novamente à venda com um preço inicial a rondar os 10 milhões de euros. A última vez que foi vendido num leilão da RM Sotheby’s em 2012, atingiu os 868.000 euros.

scroll up