ACP-BP

Pub

Milhares de 2CV galopam na Ericeira este fim de semana

| Revista ACP

São 2.200 exemplares do icónico modelo francês vão estar reunidos à porta de Lisboa até ao fim de julho. 

2CV CHARLESTON_1982

Pela segunda vez em 30 anos, Portugal recebe o “Encontro Mundial dos Amigos do 2CV”. Tal como em 1987, aquando da realização do então 7º Encontro Mundial, o local escolhido para a realização do evento é a Ericeira. Com mais de 2.000 carros garantidos para o recinto do EriceiraCamping, o encontro, o maior a nível mundial, traz a Portugal amigos do 2CV de todo o mundo e inclui inúmeras atividades e eventos, sempre subordinados ao mítico modelo francês criado nos anos 30 e que sobreviveu até 1990.

Ainda antes do fim de semana, de 26 a 31 de Julho, os dias oficiais desta 22ª Edição, já tiveram início duas outras iniciativas associadas, com destaque para a “Volta a Portugal em 2CV” e o “Raid 2CV Portugal”, que arrancou no passado dia 15 em Mangualde e termina no dia 28 no EriceiraCamping.

O Citroën 2CV deixou de se produzir há 27 anos, tendo a última unidade saído da fábrica portuguesa de Mangualde a 27 de julho de 1990, precisamente na semana em que já estará a decorrer este “22º Encontro Mundial dos Amigos do 2CV”. Como se sabe, o significado e o estatuto do 2CV praticamente dispensam apresentações e/ou explicações, sendo que a popularidade do modelo continua bem viva em todo o mundo.

O 22º Encontro Mundial dos Amigos do 2CV é, portanto, um evento reconhecido e sancionado pela ACI, tendo recebido o certificado “EoTY” (Evento of The Year – Evento do Ano).

UM PROGRAMA COMPLETO

Com um programa repleto de actividades e eventos associados, alguns dos quais já na estrada, o Encontro Mundial do 2CV na Ericeira começou a ser planeado há já bastante tempo. Graças a um amplo e eficaz trabalho de divulgação por parte dos organizadores, os amigos do 2CV de todo o Mundo rapidamente aderiram ao evento nacional, pelo que a 1 de Janeiro deste ano a organização contava já com 500 carros inscritos, oriundos de nada menos do que 19 países diferentes, número que agora ultrapassa os dois milhares.

O programa começou oficialmente a 26 de julho (quarta-feira) e termina no dia 31 (segunda-feira). Como é tradição nestes encontros, há lugar para todo o tipo de actividades e eventos específicos, não ficando, naturalmente, de fora os habituais “Concursos de Elegância e de Restauro”.

Serão, também, assinalados o 27º aniversário sobre a produção da última unidade 2CV, saída da Fábrica de Mangualde (uma versão Charlstone) e os 50 anos do lançamento do Citroën Dyane, o tal modelo pensado para substituir o 2CV mas que acabou por coexistir com o mesmo (e cuja produção até terminou primeiro).

Estão também previstas outras atividades não menos interessantes e curiosas, como um “Concurso de Desmontagem-Montagem de um 2CV”, e o “Passeio em Caravana Ericeira-Mafra” (“2CV PARADE”), com paragem no Convento de Mafra, onde, por sua vez, estará montado um “Museu Citroën” com os veículos fabricados em Portugal e os modelos pertencentes ao espólio da Citroën Heritage. Agendado para o dia 30 de julho (domingo), o “2CV PARADE” tem número limitado de participantes e integrará também os mais recentes modelos Citroën, com destaque para o novo Citroën C3.

Evocando também outros tempos, a “Demonstração de PopCross” será um dos pontos altos do programa. Com três países representados (Portugal, Espanha e França), esta demonstração compreende 25 veículos totalmente preparados para dar a conhecer o que foi o Pop Cross nos anos 70, uma genuína disciplina do desporto motorizado, que era acessível a todos e realmente popular.

scroll up