Este é o carro mais raro da coleção Jay Leno

|AUTOCLUBE

Apenas dois Chrysler Turbine estão nas mãos de privados e um deles é o famoso comediante norte-americano.

chrysler-turbine-840

Há muito que Jay Leno, conhecido comediante do Tonight Show da NBC entre 1992 e 2014, tinha o desejo de comprar um dos mais cobiçados carros do mundo: um Chrysler Turbine. Só conseguiu realizar esse sonho em 2009 e, ainda hoje, continua a ser a estrela da companhia na sua coleção com mais de 150 exemplares.

Construído em 1963, o Chrysler Turbine foi na época um automóvel revolucionário graças ao seu motor a jato, movido a pás de turbina a gás A-831, que giravam a mais de 20 mil rpm em marcha lenta (mais do dobro das rotações máximas de um desportivo dos dias de hoje).

O projeto foi de tal forma inédito, que a própria marca montou especificamente uma linha de montagem para desenvolver este carro com turbina. Dos 55 exemplares fabricados, sete encontram-se em museus, sendo que dois estão nas mãos de privados e um deles é Jay Leno.

Quando o Chrysler Turbine saiu da fábrica foi apresentado com destaque na Feira Mundial de Nova Iorque em 1964 (também conhecida como Expo 64) para depois percorrer o mundo, dando a conhecer a sua tecnologia inovadora.

Com um motor a jato, podia funcionar com qualquer tipo de combustível, como a marca o provou a pô-lo a trabalhar até com bebidas alcoólicas ou perfumes franceses. Foi nessa altura, no início dos anos 60 que o então jovem Jay Leno viu o carro numa dessas demonstrações e nunca mais o esqueceu até ter a oportunidade de o comprar há 11 anos. Hoje é o carro mais raro da sua coleção.

scroll up